Veja sistema Harmony OS 2.0 rodando no dobrável Huawei Mate X2
Créditos: Reprodução / GSMArena

Veja sistema Harmony OS 2.0 rodando no dobrável Huawei Mate X2

Empresa está perto de lançar seu próprio sistema operacional para concorrer com o Android

A Huawei vem trabalhando bastante no desenvolvimento do Harmony OS nos últimos meses, a empresa não fala muito sobre esse tema, mas a data de lançamento está marcada para junho e alguns detalhes e imagens começam a aparecer na internet. Não se sabe muito sobre o sistema operacional, mas graças a um novo vídeo mostrando ele sendo testado em um Huawei Mate X, podemos ver novos detalhes novos sobre seus recursos e visual.

03/02/2021 às 17:06
Notícia

Huawei Harmony OS seria apenas um Android 10 modificado e com...

Reportagem aponta que sistema tem múltiplos arquivos copiados do SO da Google

Os planos da gigante chinesa é criar um sistema operacional próprio que funcionaria em diversos produtos da empresa, não só em smartphones. Porém diversas polêmicas vem aparecendo nesse meio tempo, isso porque a primeira versão do Harmony OS aparenta ter diversos arquivos do Android copiados e na beta da versão 2.0 do aparelho, também foram encontrados arquivos do sistema da Google.

Porém, isso pode não ser visto como uma cópia, mas sim que a empresa está trabalhando seu sistema como uma reformulação do Android, e que, com o tempo, vai se distanciar totalmente do robozinho. A inspiração no OS da Google ainda é bastante perceptível no último vídeo lançado do Harmony OS 2.0, que está funcionando em um Huawei Mate X2.

Visualmente falando, o aparelho apresenta bastante semelhanças com o Android, principalmente no layout dos ícones e na parte de notificações do sistema. Outro fator semelhante entre eles é o fato que puxar, na parte superior da tela, para baixo, aparece a aba de notificação do sistema.

Além disso, caso o usuário queira abrir rapidamente um mecanismo de busca, o Harmony permitirá que o usuário apenas arraste para baixo em qualquer parte do smartphone, que trará uma página específica para buscas. A versão apresentada do OS vídeo é, provavelmente, a chinesa, então é esperado que globalmente a empresa traga o Petal Search nativamente para as procuras.


Créditos: Divulgação Huawei 

Continua após a publicidade

26/04/2021 às 15:08
Notícia

Honor 50 Pro+ deve vir com tela AMOLED de 120Hz e chip Qualco...

Especificações do aparelho foram reveladas pela plataforma de testes de desempenho Master Lu

Outra coisa interessante é a função de widgets que os aplicativos terão no sistema, segundo apresentado no vídeo, será possível conseguir ter informações de um app em uma janelinha sem precisar abri-lo.

Porém, mesmo esses gestos e widgets especiais do sistema pareçam ser bastante interessantes, o portal GSMArena ressalta que não tem muitas informações sobre essas funções, que podem ou não ser exclusivas para modelos de telas grandes, como tablets e smartphones dobráveis. Porém o lançamento deve acontecer em junho, então muito em breve teremos mais informações sobre os recursos do sistema e se ele já parou de "usar" algumas partes do Android. 

Fonte: GSMArena
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.