Xiaomi deve ser primeira a utilizar sensor de 200 MP da Samsung em celular
Créditos: Xiaomi/Divulgação

Xiaomi deve ser primeira a utilizar sensor de 200 MP da Samsung em celular

Sensores ISOCELL da fabricante já foram os primeiros a romper marca dos 100 MP

A Xiaomi deverá ser a primeira fabricante a utilizar o sensor Samsung ISOCELL de 200 MP num celular, aponta o conhecido leaker chinês Digital Chat Station. Os sensores dessa linha já haviam sido os primeiros a romper a marca dos 100 MP no mercado de smartphones, e agora estão no caminho para dobrar essa resolução.

26/04/2021 às 10:55
Notícia

Xiaomi Mi Band 6 já vendeu 1 milhão de unidades em menos de u...

O CEO da Xiaomi divulgou o marco de vendas pela sua rede social

Quando isso aconteceu, a primeira empresa a implementar a tecnologia foi exatamente a Xiaomi, o que certamente os colocou numa ótima posição para seguir com a parceria. O que o vazamento não apontou é exatamente quando esse novo celular com câmera Samsung ISOCELL de 200 MP será lançado.

Os atuais sensores de 108 MP geralmente possuem uma capacidade de zoom digital sem perda de qualidade de duas ou três vezes, a depender da sua configuração. Isso significa que um sensor de 200 MP poderá ir além, o que representaria o fim dos módulos de zoom para distâncias médias.

Um detalhe importante é que outro leaker conhecido, o Ice Universe, publicou que o novo sensor da fabricante sul-coreana vai ter pixels de 0,64 µm, os menores do mercado. Anteriormente, falou-se que ele teria um formato de 1/1,37 polegada — o que significaria que ele é menor do que o Samsung ISOCELL GN2 usando no Xiami Mi 11 Ultra, que tem 1/1,12 polegada.


Fonte: Samsung/Reprodução

Enquanto isso, esse novo sensor de 200 MP deverá ser mais ou menos do tamanho do Samsung ISOCELL HM3, que possui 1/1,33 polegada e tem pixels de 0,8 µm. O problema é que essas informações foram publicadas junto do rumor de que o ZTE Axon 30 seria o primeiro celular lançado com o sensor. Então isso mostra que ambos os vazamentos são contraditórios.

Os vazamentos anteriores também especulavam que o novo sensor da Samsung terá um recurso de pixel binning, que agrupará cada quatro pixels num só. Com isso, a resolução final da imagem seria de 50 MP, e o tamanho efetivo dos pixels seria de 1,28 µm. Também se fala da possibilidade de um pixel binning de 16 para 1, que resultaria numa imagem de 12,5 MP.

Continua após a publicidade

O novo sensor da Samsung terá resolução suficiente para capturar vídeos em resolução 16K, mas é provável que nenhum celular venha com o recurso num futuro próximo. Isso porque os chipsets ainda não são poderosos o suficiente para processar tamanha resolução, visto que ainda não chegamos nem em smartphones capazes de fazer 8K e 60 fps.

Via: GSMArena, Pocketnow Fonte: Weibo
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.