Ingenuity chega ao seu terceiro voo em Marte - cada vez mais longe e mais rápido
Créditos: NASA

Ingenuity chega ao seu terceiro voo em Marte - cada vez mais longe e mais rápido

Pequeno drone ainda tem mais dois voos antes de encerrar rodada de testes

No dia 25 de abril de 2021 o drone Ingenuity realizou seu terceiro voo em Marte, num trajeto quase tão importante quanto sua primeira decolagem. O pequeno helicóptero de Marte fez seu primeiro voo no planeta vermelho em 19 de abril e entrou para a história. Depois disso foi feito mais um teste e agora chegamos ao terceiro, que é de extrema importância porque a aeronave atingiu uma distância de voo e velocidade maiores até do que a NASA tinha conseguido demonstrar na Terra.

O tercerio voo do Ingenuity foi feito a uma altura de 5 metros, percorrendo uma distância de 50 metros, viajando a uma velocidade de 2 metros por segundo. É a distância de uma piscina olímpica, superando expectativas da NASA em relação ao drone e empolgando os cientistas para os próximos testes.

Além do avanço científico obtido em conseguir fazer algo voar numa atmosfera diferente da Terra, é de uma importância incrível poder usar sondas aéreas na exploração de outros planetas. Terrenos acidentados e cheios de obstáculos já seriam um desafio do passado com uma exploração feita por drone, além da perspectiva elevada que permite recolher dados de grandes extensões muito mais rapidamente.

19/04/2021 às 09:22
Notícia

Ingenuity voa em Marte pela primeira vez e entra pra história...

O pequeno "helicóptero de Marte" se sai bem em seu primeiro teste no planeta vermelho

E o terceiro teste de voo do Ingenuity não foi importante apenas para a estrutura do helicóptero, mas também para testar o seu algoritmo de câmera. Como a comunicação entre a Terra e o drone não é constante, o Ingenuity precisa ser capaz de avaliar e tirar fotos sozinho, e voando em altas velocidades pode ser que o algoritmo não consiga escanear o solo a tempo de fazer imagens. Não é possível percorrer grandes distâncias em alta velocidade na câmara de testes que a NASA tem na Terra, então apenas na prática, como nesse voo, a agência espacial vai poder testar o algoritmo.

Continua após a publicidade

O Ingenuity ainda tem mais dois voos de testes pela frente antes de "descansar" e a NASA voltar suas atenções para o restante da missão da sonda terrestre Perseverance.

Fonte: NASA
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.