Pentágono dos EUA deu controle de seus endereços de IP para empresa desconhecida
Créditos: Palácio do Planalto - Wikimedia Commons/Reprodução

Pentágono dos EUA deu controle de seus endereços de IP para empresa desconhecida

Fato aconteceu minutos antes de Donald Trump deixar a presidência do país

O Pentágono dos Estados Unidos deu o controle de uma série dos seus endereços de IP para uma pequena empresa anteriormente desconhecida do público em geral. A decisão foi tomada para, supostamente, encontrar problemas de segurança nesses servidores, mas levantou suspeitas por ter acontecido minutos antes de Donald Trump deixar a presidência do país.

23/04/2021 às 10:17
Notícia

Pentágono confirma que imagens de UFOs são reais - veja vídeo

Um porta voz comunicou que ainda não é possível falar o que são os objetos

Numa reportagem publicada pelo Washington Post, foi verificado que a empresa Global Resource Systems ganhou o controle de 175 milhões de endereços de IP pertencentes à sede do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA. Segundo um porta-voz do Pentágono, isso era parte de um programa piloto que buscava evitar o uso não autorizado dos IPs do DoD.

A equipe do jornal estadunidense não conseguiu encontrar qualquer outro contrato federal ou até mesmo um site público pertencente a esta empresa, que foi fundada em setembro de 2020. Não há como saber exatamente o trabalho que a Global Resource Systems está fazendo, mas ficou claro que a companhia enviou uma grande quantidade de tráfego para os endereços de IP do Departamento de Defesa.

Um especialista em segurança entrevistado pelo Washington Post avaliou que esse tipo de exercício pode servir para obter informações sobre como hackers operam e conferir configurações incorretas que podem ser corrigidas. A iniciativa seria de autoria de um grupo dentro do Pentágono chamado Defense Digital Service (Serviço Digital de Defesa, em tradução livre).


Fonte: Victorgrigas - Wikimedia Commons/Reprodução

Essa equipe é responsável por resolver problemas de segurança digital e fazer experimentos de tecnologia para o exército dos Estados Unidos. O Defense Digital Service reporta diretamente para o secretário de defesa do país.

Os endereços de IP em questão estavam inativos há um bom tempo, mas são de propriedade do exército estadunidense há décadas. Inicialmente, apenas 56 milhões de IPs foram repassados para a Global Resource Systems, mas logo o número mais do que triplicou.

Continua após a publicidade

O total de 175 milhões de IPs representa quase 6% dos tradicionais endereços IPv4, que diz respeito ao padrão antigo e limitado utilizado pelos sites mais velhos da internet. No mercado de vendas de sites, endereços desse tipo podem valer até bilhões de dólares.

Um repórter do Washington Post foi até a sede da Global Resources Systems na Flórida, que fica num escritório compartilhado que não tem sequer o nome da companhia registrado na recepção. Ao perguntar sobre a empresa, ele ouviu da recepcionista que ela não poderia oferecer qualquer detalhe sobre a firma. A funcionária então pediu que ele deixasse o prédio. A empresa não respondeu aos pedidos de comentários sobre o assunto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Washington Post
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.