Tecnologia Microsoft DirectStorage vai acelerar SSDs PCIe Gen3 em PCs e Consoles
Créditos: Microsoft/Reprodução

Tecnologia Microsoft DirectStorage vai acelerar SSDs PCIe Gen3 em PCs e Consoles

Todas as placas de vídeo compatíveis com DirectX 12 vão suportar a nova API

A Microsoft anunciou que a sua nova tecnologia DirectStorage vai funcionar até mesmo com SSDs NVMe que usam o padrão PCIe de 3ª geração. Especulava-se que o recurso seria otimizado apenas para aparelhos PCIe Gen 4, mas representantes da companhia confirmaram que não é o caso durante uma apresentação recente para desenvolvedores.

21/04/2021 às 15:41
Notícia

Windows 10 build 21364 agora suporta aplicativos do Linux com...

Esta versão de testes também introduz algumas melhorias no Gerenciador de Tarefas

A funcionalidade é pensada para acelerar o subsistema de armazenamento do drive de estado sólido. Ela consegue fazer isso ao permitir que a placa de vídeo tenha acesso direto ao dispositivo de armazenamento NVMe.

Com isso, estamos chegando numa era onde a descompressão de arquivos de jogos possa ser acelerada pela placa de vídeo. Isso não apenas reduzirá ainda mais o tempo necessário para carregar jogos, como ainda permitirá a criação de cenários mais complexos e únicos — especialmente em títulos de mundo aberto.


Fonte: Microsoft/Reprodução

Os porta-vozes da Microsoft também confirmaram que a sua nova API DirectStorage também será compatível com qualquer placa de vídeo que utilize DirectX 12. O recurso será implementado primeiro nos computadores, mas logo chegará aos consoles de atual geração, Xbox Series X|S.

Apesar de todas as GPUs com DirectX 12 serem compatíveis com o recurso, o pessoal da Microsoft recomenda que sejam utilizadas placas de vídeo compatíveis com DirectX 12 Ultimate. De acordo com eles, isso garante "a melhor experiência".

Continua após a publicidade


Fonte: Microsoft/Reprodução

A DirectStorage reduz as latências do dispositivo de armazenamento no nível do subsistema, o que diminui a carga de trabalho do processador. A descompressão acelerada dos arquivos de jogo é gerenciada pelos shaders de computação da placa de vídeo, e também promete acelerar o recurso de Sampler Feedback do DirectX 12 Ultimate. 

"O uso do Sampler Feedback em conjunto com o DirectStorage faz parecer com que a sua GPU tenha 'x' vezes mais memórias do que está fisicamente disponível. Isso não apenas garante tempos de carregamento mais rápido, como também é um caminho para mundos maiores e com maior resolução de detalhes, apenas onde você precisar disso"
- Comunicado oficial da Microsoft

Via: TechPowerUp Fonte: Reddit
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.