Novo drone subaquático facilita inspeção de navios e plataformas de petróleo
Créditos: Carnagie Mellon University

Novo drone subaquático facilita inspeção de navios e plataformas de petróleo

Vídeo mostra drone HUMRS ultrapassando obstáculos debaixo da água

Inspecionar navios, ou infraestruturas debaixo da água é extremamente complexo. Além dos riscos, é necessário uma equipe altamente treinada para realizar mergulhos em locais apertados e com pouca luminosidade. Entretanto, pesquisadores da Carnegie Mellon University, desenvolveram um novo tipo de drone que promete facilitar a inspeção subaquática.

O drone HUMRS (Hardened Underwater Modular Robot Snake), possui formato de serpente, é composto por diferentes módulos que deslizam debaixo da água, se infiltrando em locais de complicado acesso. No vídeo abaixo, é possível conferir os pesquisadores realizando alguns testes dentro de uma piscina olímpica. O drone HUMRS ultrapassa alguns obstáculos dentro da água, enquanto é controlado de forma remota.

A configuração modular do drone, estreita e articulada, semelhante a uma serpente, permite que ele se esgueire por locais onde outros veículos subaquáticos não conseguiriam entrar. Além disso, a inspeção de tubulações submersas, plataformas de petróleo, submarinos e navios é usualmente cara e demanda uma grande quantidade de tempo. Muitas vezes, é necessário trazer o navio, ou submarino até o porto, para que então ele possa ser inspecionado. O drone HUMRS pode inspecionar imediatamente e alertar a tripulação sobre danos críticos, aumentando a eficiência da manutenção.


(Créditos: Carnagie Mellon University)

22/04/2021 às 09:43
Notícia

Show de drones na China desenha um QR Code gigante no céu - e...

BiliBili usa 1.500 drones para divulgar o link para download de Princess Connect

Segundo Matt Fischer, gerente do programa na Advanced Robotics for Manufacturing, o instituto que concedeu as bolsas para o desenvolvimento do robô, o drone subaquático vai resultar na economia de muito dinheiro. "Se a Marinha conseguir as informações antes do navio chegar ao porto, ou doca, isso economiza semanas ou até meses no cronograma de manutenção. E no final, isso economiza dinheiro", comentou Fischer.

As aplicações do submersível são inúmeras, e provavelmente veremos o drone HUMRS sendo utilizado amplamente nas embarcações. Apesar disso, o modelo ainda está em fase de desenvolvimento e deve demorar mais um pouco para termos a chance de vê-lo em ação fora do ambiente de pesquisa.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DroneDJ
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.