FIA anuncia seu novo campeonato de carros GT elétricos
Créditos: Divulgação FIA

FIA anuncia seu novo campeonato de carros GT elétricos

Nova modalidade é inspirada na GT3 e será focada em tecnologias de carregamento rápido de bateria

O futuro do automobilismo são os veículos elétricos, seja para carros de rua, com os carros da Tesla, ou em campeonatos, como a Formula E. Investindo ainda mais no futuro verde, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou seu mais novo campeonato de carros GT elétricos, que apostará no desenvolvimento de tecnologias avançadas de bateria e carregamento rápido.

20/04/2021 às 16:26
Notícia

Governo britânico e desconfiança dificultam a compra da Arm p...

Lançamento de GPU baseada em arquitetura ARM pela empresa traz inseguranças a órgãos regulatórios

Como anunciado pela FIA, a modalidade será equivalente da GT3 em questão de desempenho de velocidade, onde os carros chegam a 500 cavalos de potência e chegando a aproximadamente 320 km/h. Porém a própria associação afirma que os carros da 'Electric GT’ irão "exceder seus equivalentes movidos a motor de combustão em áreas como aceleração e ritmo de qualificação”.

Os veículos elétricos alcançaram um total de 577 cavalos de potência, atingindo 430 kW, e virão equipados com baterias de 87 kWh e com tecnologia de regeneração e carregamento rápido de  700 kW. 


Créditos: Divulgação FIA

Porém o principal avanço tecnológico é no sistema de regeneração da bateria. Em seu comunicado oficial, a FIA fala que uma bateria poderá regenerar cerca de 60% da sua carga “em poucos minutos durante uma parada no meio da corrida. "

As fabricantes da modalidade poderão construir seus próprios layouts de bateria sob medida para seus carros, mas elas serão construídas com base em bolsas de íons de lítio fornecidas pela Saft, subsidiária da Total. Além disso, as equipes poderão também trabalhar livremente nas configurações do trem de força, que poderá ser feito com dois ou quatro motores elétricos, e nas rodas, que poderão apresentar tração em quatro e duas rodas.


Créditos: Divulgação FIA

Continua após a publicidade

Além disso, as fabricantes que estão já na GT3 poderão reaproveitar algumas partes dos veículos nos seus projetos para seu veículo GT elétrico. Com isso, a FIA pretende economizar no projeto e construção desses veículos, além disso, ela também está utilizando “peças comuns” em partes dos carros para diminuir ainda mais os custos.

“Este conceito pioneiro incorpora uma combinação única de inovações nunca antes vistas no esporte motorizado e tem como objetivo servir aos fabricantes como uma plataforma para desenvolver tecnologia relevante para seus carros de estrada de alto desempenho.”
- Informou a FIA em seu anúncio oficial.

21/04/2021 às 15:41
Notícia

Windows 10 build 21364 agora suporta aplicativos do Linux com...

Esta versão de testes também introduz algumas melhorias no Gerenciador de Tarefas

A GT3 é bastante conhecida por trazer carros “de rua” adaptados para a competição, com isso, espera-se que a nova GT elétrica seja um avanço para a tecnologia de carros elétricos

A FIA não divulgou muitos detalhes sobre quando vai começar oficialmente a nova modalidade, além de não ter dito muito sobre as pistas que serão utilizadas. Porém a associação deve soltar mais informações sobre a competição nos próximos meses.

Fonte: Engadget, FIA
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.