VESA alerta que certificação DisplayHDR 2000 listada por monitores é falsa
Créditos: VESA/Reprodução

VESA alerta que certificação DisplayHDR 2000 listada por monitores é falsa

Displays de Samsung e Acer foram anunciados com o suposto logo da certificação inexistente

Video Electronics Standards Association (VESA), associação responsável por padrões de displays, alertou os usuários de que a certificação DisplayHDR 2000 é falsa. Monitores de empresas como Samsung e Acer já apareceram em propagandas dizendo que eles possuíam a especificação, mas a organização responsável pelo DisplayHDR disse que não existe algo do tipo.

18/01/2021 às 16:19
Notícia

Monitores com DisplayPort 2.0 chegam em 2021 - 80Gbps, 8K 85H...

Os primeiros monitores com esta conectividade deveriam ter chegado ao mercado no final de 2020

A VESA emitiu um comunicado em resposta a listagens no popular site de varejo chinês Taobao, que incluíam a mais nova versão do monitor Samsung Odyssey G9 e o novo Acer EI491CRG9.

Como aponta o site Tom's Hardware, essa declaração dá indicativos de que os logos falsos não ficarão no ar por muito tempo. A VESA também atualizou a página inicial do site DisplayHDR com esse mesmo comunicado.


Fonte: Videocardz/Reprodução

Ainda assim, não espere ver a certificação DisplayHDR 2000 se tornar real num futuro próximo. Afinal, não apenas não há qualquer indicativo de movimentação da empresa para isso, como também seria muito estranho publicar um comunicado tão incisivo logo antes de oficializar esse certificado.

Continua após a publicidade

O nome DisplayHDR 2000 viria do fato de que os monitores da Samsung e da Acer possuem um suposto brilho máximo de 2.000 cd/m2. Só que, no momento, a maior certificação proporcionada pela VESA é o DisplayHDR 1400 — pensado exatamente para modelos com luminosidade máxima de 1.400 cd/m2.


Fonte: VESA/Reprodução

As telas também precisam ter gama de cores Wide Color Gamut (WCG), ter tecnologia de dimming a nível de zona e nível de preto máximo com luminosidade de 0,02 cd/m2. Para completar, ainda é exigido que a latência máxima para o ajuste da luz traseira seja de 8 quadros.

Enquanto isso, o nível mais baixo de certificação da VESA é o DisplayHDR 400. Para obtê-lo, a TV ou o monitor só precisam de brilho máximo de 400 cd/m2 com gama de cores sRGB. É preciso ter uma tecnologia de dimming a nível de tela e uma luminosidade máxima da core preta em 0,4 cd/m2.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware, Videocardz, TechPowerUp Fonte: VESA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.