Governo britânico e desconfiança dificultam a compra da Arm pela NVIDIA
Créditos: Divulgação NVIDIA

Governo britânico e desconfiança dificultam a compra da Arm pela NVIDIA

Lançamento de GPU baseada em arquitetura ARM pela empresa traz inseguranças a órgãos regulatórios

O processo mais difícil para a aquisição de uma grande corporação é a regulamentação, processo que está se tornar um grande problema para a NVIDIA. A fabricante de placas de vídeos está em processo de compra da Arm por R$ 40 bilhões, mas, segundo análises do Citigroup, algumas reviravoltas podem acabar com a aquisição.

20/04/2021 às 09:23
Notícia

MediaTek pode ser a primeira a oferecer um processador de 4nm...

Segundo rumores, a empresa já recebeu até encomendas de algumas fabricantes

O principal problema que surgiu foi um Aviso de Intervenção de Interesse Público (PIIN) emitido por Oliver Dowden, secretário digital da Grã-Bretanha. Não ficou muito claro qual o motivo desse aviso, mas o secretário afirma fará uma “análise cuidadosa da proposta de aquisição da Arm” por motivos de “segurança nacional”.

Com isso, a compra da Arm começa a ser analisada pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, que farão uma investigação “fase um”. Agora o secretário receberá um relatório sobre os aspectos de concorrência e segurança nacional que será realizado pelo órgão, que deve ficar pronto até 30 de julho. Somente após essa análise será visto se a compra será aprovada ou se passará por uma investigação ainda mais detalhada.


Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Segundo o aviso publicado pelo governo britânico, a intervenção sobre a aquisição foi realizada após o secretário levar em consideração os conselhos de toda a comunidade de segurança de investimentos. Em resposta a CNBC, um porta-voz da NVIDIA afirmou que não terá nenhum problema com essa investigação e que continuará trabalhando “estreita colaboração com as autoridades britânicas”.

Mesmo tendo sido adquirida pela japonesa SoftBank em 2016, a sede da Arm sempre se manteve em território britânico, essa é outra preocupação do governo local. Isso porque rumores recentes falam que a NVIDIA mudaria a sede da empresa para os EUA, afetando diversos cargos de emprego no pais e também reduzindo a concorrência na indústria de semicondutores. 

Porém a compra da Arm pela fabricante de placa de vídeo ainda enfrenta diversos outros problemas, como aponta o Citigroup. Os analistas afirmam que as chances da compra ser concretizada caíram de 25% para 10%.

Continua após a publicidade

17/04/2021 às 14:18
Notícia

Volvo anuncia parceria com Nvidia para usar Drive Orin em seu...

Primeiro carro a utilizar o chipset será o Volvo XC90, que será revelado ano que vem

Isso porque diversas agências antitruste do mundo todo, como dos EUA, Reino Unido, UE, China, Japão e Coréia do Sul, ainda não aprovaram o acordo. Como informado pelo Tom’s Hardware, tanto os agentes reguladores como os clientes da Arm não querem que a NVIDIA assumam o comando da empresa.

Casso essa compra se confirme, a fabricante de placas de vídeo teria uma influência sobre centenas de empresas e projetos internacionais, como o desenvolvimento do supercomputador exascale sendo feito na Europa.

Além disso, o lançamento da GPU Grace da NVIDIA não pegou muito bem para a regulamentação da compra. Principalmente porque a nova placa de vídeo para data centers da empresa também é baseadao em Arm, assim empresa entra como concorrente de outros produtos que também dependem da arquitetura.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Governo UK, CNBC, TomsHardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.