Engenheiros da Sony Alpha explicam câmeras do smartphone Xperia 1 III
Créditos: Divulgação/Sony

Engenheiros da Sony Alpha explicam câmeras do smartphone Xperia 1 III

Profissionais da série Alpha 9 e fotógrafos contribuíram para desenvolver as câmeras do celular

Os novos smartphones topo de linha da Sony foram anunciados oficialmente na última quarta-feira, 14. Os destaques dos aparelhos Xperia 1 III e Xperia 5 III são as câmeras traseiras de zoom variável, que fazem com que a lente telefoto troque entre distâncias focais de 70 mm e 105 mm sem perder qualidade. Para desenvolver o conjunto de câmeras a Sony conta com engenheiros que trabalham na linha Alpha da marca e o novo vídeo publicado ontem mostra como a câmera do Xperia 1 III foi projetada pelos profissionais.

A Sony chamou engenheiros de óptica, software e qualidade de imagem da equipe Alpha para desenvolver uma experiência fotográfica semelhante destinada a profissionais. O vídeo abaixo mostra três deles explicando as ideias por trás da câmera Xperia.

Os profissionais desenvolveram toda a tecnologia de forma interna — as lentes, o sensor e o processamento de imagem — o que permitiu que cada componente fosse ajustado para funcionar com os outros. A equipe se concentrou no que chama de “cameraness”, que inclui não apenas a qualidade da imagem, mas a precisão e o tamanho de uma lente.

O Xperia 1 III possui rastreamento em tempo real, o mesmo da linha Alpha. O aparelho usa inteligência artificial para rastrear objetos e o sensor 3D ToF (sensor de profundidade) para diferenciar elementos da mesma cor, por exemplo. 


Foto: Divulgação/Sony

A câmera do smartphone foi pensada para as necessidades dos fotógrafos de esportes, por isso a capacidade de rastrear objetos em movimento rápido era crucial. Na verdade, foi a fotografia de esportes que levou à necessidade de uma lente telefoto de distância focal dupla, pois existe um limite de quão perto os fotógrafos podem chegar da ação, logo o zoom é essencial.

14/04/2021 às 15:29
Notícia

Sony anuncia Xperia 1 III e 5 III com câmeras de zoom variáve...

Modelo mais caro da linha tem tela de resolução 4K e 12 GB de memória RAM

Continua após a publicidade

Além da lente telefoto que utiliza um sensor da Sony de 1/2,9 polegada e 12 MP, o novo Xperia 1 III conta com uma câmera principal de 12 MP e sensor de 1/1,7 polegada. O smartphone também tem uma ultra grande-angular de 12 MP com abertura f/2.2 e autofoco. Todo o conjunto de câmeras utiliza lentes feitas pela Zeiss com T-Coating para redução de reflexos.

O novo aparelho chega com o processador Qualcomm Snapdragon 888, 12 GB de memória RAM, com opções de 256 GB ou 512 GB de armazenamento e display de 6,5 polegadas com resolução 4K. 

Via: GSMArena
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.