Arma anti-drone é capaz de queimar aeronaves durante voos
Créditos: Divulgação Epirus

Arma anti-drone é capaz de queimar aeronaves durante voos

Dispositivo atira feixes de micro-ondas de alta potência para eliminar os alvos

Um dos principais problemas com a popularização dos drones é os pilotos entrarem em áreas proibidas, várias vezes pondo a segurança das pessoas em risco. Diversos países já apresentaram suas propostas de leis para regular essa atividade, mas para quem quebrar essas leis, a startup norte-americana Epirus está criando uma solução, uma arma capaz de acertar e derrubar os drones ainda no ar.

19/04/2021 às 09:22
Notícia

Ingenuity voa em Marte pela primeira vez e entra pra história...

O pequeno "helicóptero de Marte" se sai bem em seu primeiro teste no planeta vermelho

Com o nome do herói espartano Leônidas, a arma vem sendo testada junto a autoridades dos EUA e atira um feixe de micro-ondas de alta potência. Mas a primeira versão do armamento ainda está sendo trabalhada e aprimorada.

Isso porque o dispositivo apresenta uma boa portabilidade, porém ele não pode ser movido apenas por uma pessoa, tendo que ser carregado através de uma camionete. Porém a empresa está desenvolvendo uma versão da arma que pode ser carregada apenas por um agente de chão, sem precisar de nenhum veículo. 


Créditos: Divulgação Epirus

A 'Leonidas’ vem realizando algumas demonstrações para um cliente não identificado do governo estadunidense desde o começo de 2021. Segundo algumas informações, em uma dessas demonstrações o aparelho conseguiu derrubar todos os 66 alvos “inimigos”, conseguindo, inclusive, eliminar mais de um alvo por vez.

“Nossos sistemas nos permitem alargar ou estreitar o feixe e colocar um nulo em qualquer direção para desativar os alvos inimigos e nada mais.”
- disse o CEO da Epirus, Leigh Madden, em entrevista à New Scientist .

A precisão é outro fator bastante importante no equipamento, isso porque, para ser usado no meio de cidades, o dispositivo tem que acertar apenas os alvos. Caso o aparelho acerte algum lugar além do alvo, 'Leonidas’ pode causar problemas na rede de energia local além de também fritar os aparelhos eletrônicos das pessoas.

Continua após a publicidade

19/04/2021 às 15:41
Notícia

Fabricante chinesa vai criar SSDs para mineração de nova crip...

Nova moeda digital é mineirada através de armazenamento e pode encarecer o preço de SSDs e HDDs

O tiro da arma é realizado por uma série de emissores de nitreto de gálio de estado sólido, uma versão aprimorada e potencializada das tecnologias empregadas nos antigos equipamentos de comunicação 5G.

A principal função do 'Leonidas’ pode ser a utilização nas cidades, caçando drones que estão violando as leis e sobrevoando onde não devia, como o drone que fechou um aeroporto internacional inteiro em 2018. Porém essa tecnologia pode acabar sendo adaptada a outros cenários, como a defesa aérea de drones inimigos pelas forças armadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Futurism, NewScientist
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.