Fabricante chinesa vai criar SSDs para mineração de nova criptomoeda
Créditos: Reprodução / ITHome

Fabricante chinesa vai criar SSDs para mineração de nova criptomoeda

Nova moeda digital é mineirada através de armazenamento e pode encarecer o preço de SSDs e HDDs

Recentemente foi criada a Chia Coin, nova moeda digital que utiliza dispositivos de armazenamento para a mineração, eliminando os riscos de comprometer hardwares mais caros, como CPU e GPU. Essa nova moeda está começando a fazer sucesso e já chamou a atenção das fabricantes de SDDs, como empresa chinesa Jiahe Jinwei, que anunciou seu próprio SSD focado em mineração, que deve apresentar uma rápida velocidade de escrita e leitura, junto a uma alta capacidade de armazenamento.

18/02/2021 às 14:20
Notícia

Nvidia cria processadores CMP especialmente para mineração de...

Fabricante quer garantir estoque de suas placas de vídeo tradicionais para jogadores

A mineração da nova criptomoeda não necessariamente necessita de grandes velocidades de escrita, mas sim uma vida útil do dispositivo em terabytes gravados (TBW). Por causa disso, os SSDs normais não são recomendados para as operações, mas sim os SSDs de data center.

Buscando oferecer dispositivos para esses novos mineradores, e proteger o mercado de SSDs domésticos, a Jiahe Jinwei, através da sua marca Powev, anunciou seu projeto para fazer uma produção em massa de SSDs específicos para a mineração da moeda. A empresa não deu muitas especificações sobre os SSDs, mas aparentemente ela fará a venda dos dispositivos diretamente aos mineradores, não disponibilizando-os ao público.


Créditos: Reprodução / ITHome

Porém, mesmo com o lançamento de SSDs específicos para a mineração, o preço mundial de SSDs e HDDs podem subir futuramente. Isso porque o sucesso da Chia Coin, que foi fundada pelo Bram Cohen, criador do BitTorrent, já está afetando o mercado de SSDs na China

A demanda para dispositivos de armazenamento já está impactando o mercado chines, que está sofrendo com uma enorme escassez de HDD e SSDs de alta capacidade. E mesmo não sendo recomendado a utilização de armazenamento para uso doméstico, o estoque de dispositivos de armazenamento de capacidade reduzida, os dispositivos domésticos, está começando a acabar também. 

“Esperamos que mais fabricantes de SSDs enfrentem os riscos e os testes que a Chia Mining trará ao mercado, protejam o mercado doméstico, protejam os interesses dos consumidores domésticos e cresçam juntos.”
- Afirmou a marca Powev em seu anúncio oficial.

Continua após a publicidade

Com o aumento do interesse nessa moeda, além do surgimento futuro de outras usando o armazenamento, a falta de HDDs e SSDs podem afetar acabar afetando o mercado mundial. Além disso, as fabricantes podem não conseguir suprir a demanda dos SSDs utilizados para a mineração, principalmente porque já estão sofrendo com uma escassez de chips para a fabricação por causa da pandemia. 

Mesmo com esses riscos de oferta e demanda, a Powev acredita que, ao menos ainda, essa moeda não apresenta um risco para o mercado de SSDs. A empresa afirma que a Chain ainda não foi listada e comercializada”, sugerindo que os mineradores tenham cuidado ao entrar na operação.

18/04/2021 às 12:00
Análise

Análise do Xiaomi Mi 11: veja o que achamos do topo de linha ...

Smartphone não decepciona na maioria dos quesitos e é boa opção principalmente para fãs da marca

Além disso, ela afirma que os fabricantes podem se preparar para essa demanda, restringindo as compras de SSDs em diferentes níveis, além de melhorar e aumentar a capacidade de fabricação de SSDs focados em grande capacidade.

Atualmente cerca de 500 HDDs são adicionados a cadeia de mineração da Chain Coin por dia, com um total de 30.000 dispositivos de armazenamento já minerando a moeda,  juntos eles apresentam uma capacidade de 260 Petabytes (260.000 Terabytes).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: WCCFTech, Powev
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.