Inventor do PDF e cofundador da Adobe, Charles Geschke, morre aos 81 anos
Créditos: Reprodução/programadoresbrasil

Inventor do PDF e cofundador da Adobe, Charles Geschke, morre aos 81 anos

Além de seu legado, Chuck deixa sua esposa, Nancy, três filhos e sete netos

A Adobe acaba de comunicar com pesar o falecimento de Charles “Chuck” Geschke, co-fundador da Adobe e um dos responsáveis pela criação do PDF. Juntamente com John Warnock foi responsável pela grande empresa de software, que é um dos mais famosos do mundo. 

Comunicado oficial Adobe

Em um e-mail para os funcionários, Shantanu Narayen, atual CEO da Adobe disse: “Esta é uma grande perda para toda a comunidade Adobe e para a indústria de tecnologia, para quem ele tem sido um guia e herói por décadas”. Ele ainda conclui falando que “Chuck incutiu um impulso implacável para a inovação na empresa, resultando em algumas das invenções de software mais transformadoras, incluindo o PDF onipresente, Acrobat, Illustrator, Premiere Pro e Photoshop.”

13/04/2021 às 16:59
Notícia

Adobe Premiere Rush e Premiere Pro são atualizados com suport...

Novas versões trazem melhor desempenho durante a edição e tempos de exportação mais rápidos

Geschke obteve um doutorado na Carnegie Mellon University em Pittsburgh. Logo em seguida foi trabalhar na Xerox Palo Alto Research Center, onde teve o primeiro contato com Warnock. Em 1982 os dois saíram da empresa para fundar a Adobe. O Adobe PostScript foi o primeiro software lançado, que usou a linguagem de programação que ajudou a impulsionar a indústria de editoração eletrônica.
 
Durante a história da Adobe Geschke sempre esteve presente de alguma forma. De dezembro de 1986 a julho de 1994 foi diretor de operações. Em abril de 1989 foi presidente, até a sua aposentadoria em abril de 2000. Apesar de afastado, continuou atuando como presidente do conselho de 1997 até 2017. Até abril de 2020 foi membro emérito. 

Seu parceiro de negócios, Warnock, lamenta a perda do sócio e amigo. "Eu nunca poderia imaginar ter um parceiro de negócios melhor, mais agradável ou mais capaz. Não ter Chuck em nossas vidas deixará um enorme buraco e aqueles que o conheciam concordarão.”

Não ter Chuck em nossas vidas deixará um enorme buraco e aqueles que o conheciam concordarão - John Warnock

 

Continua após a publicidade

Entre seus méritos está a criação do PDF, amplamente utilizado até hoje. Em 2009 recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, cedida pelo então presidente Barack Obama. Geschke deixa sua esposa Nancy, sua parceira por 56 anos, três filhos e sete netos.

Sua esposa, Nancy Geschke, de 78 anos, conta que ele era um excelente parceiro. “Ele era um empresário famoso, o fundador de uma grande empresa nos Estados Unidos e no mundo, e é claro que ele estava muito, muito orgulhoso disso e foi uma grande conquista em sua vida, mas não era seu foco - sério, sua família era. Ele sempre se considerou o homem mais sortudo do mundo”, conta em entrevista ao Mercury News.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.