Google 90 está trazendo a opção de enviar fragmentos de texto em links
Créditos: Divulgação/Google

Google 90 está trazendo a opção de enviar fragmentos de texto em links

A função foi lançada em 2020 como uma extensão, mas agora é nativa no navegador

O Chrome 90 está adicionando novos recursos para se tornar "mais útil ao longo do dia de trabalho". A Google acaba de fazer uma publicação afirmando que a funcionalidade "Link to Text Fragment", (ou link de um fragmento de texto, em tradução livre), que antes era uma extensão está disponível nativamente no navegador. A atualização está chegando aos poucos para os usuários Android e desktop. 

15/04/2021 às 10:40
Notícia

Google Chrome 90 já está disponível e usa HTTPS como padrão e...

Nova versão também traz correções para 37 falhas de segurança

O Link to Text Fragment foi lançado em 2020. Os usuários que queriam fazer uso do recurso precisavam adicionar a extensão ao navegador. Com as atualizações do Chrome 90, a Google está pretendendo deixar a navegação mais fácil e útil aos usuários. Até o momento alguns PCs e smartphones Android já podem fazer o uso. O iOS receberá o update "em breve". 

O recurso funciona assim: imagine que você achou um trecho de um longo artigo muito interessante e quer compartilhar com o colega de trabalho. No lugar de tirar um print, foto, ou qualquer outro modo - que pode dificultar a visualização -, você copia o lugar de destaque, clica com o botão direito e escolhe a opção "copiar link de destaque". Assim, todo o artigo é enviado ao seu colega, com o destaque para a parte escolhida. 

Você pode ver como funciona no GIF abaixo:

A atualização está sendo enviada aos usuários aos poucos. Alguns já podem usar a opção, enquanto outros ainda não a tem disponível. É necessário estar na última versão do Chrome 90. Para verificar se há updates disponíveis clique em configurações  sobre o Google Chrome.

Continua após a publicidade

Caso apareça que o seu navegador está na última versão e a função não esteja disponível, é porque a Google ainda não enviou as novidades para a sua máquina. No momento apenas os dispositivos com suporte nativo da Google (Chrome e desktop), tem a confirmação das novidades. Os serviços Apple, como o iOS (sistema operacional dos iPhones), ainda não apresentam a opção. Ainda não há confirmação da data de envio até o momento. 

Via: The Verge
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.