NASA marca novo teste de voo do Ingenuity em Marte para o dia 19 de abril
Créditos: NASA (Ilustração)

NASA marca novo teste de voo do Ingenuity em Marte para o dia 19 de abril

Um pequeno voo para um helicóptero, mas outro grande salto para a humanidade

Depois de alguns adiamentos, a NASA enfim pretende fazer o teste de voo do Ingenuity em Marte no dia 19 de abril. O pequeno helicóptero deve alçar voo no planeta vermelho amanhã, numa segunda-feira, às 4h30 da manhã (horário de Brasília). Se tudo der certo, a livestream acompanhando as informações do voo deve começar apenas algumas horas depois, por volta das 7h15. O cronograma termina com as declarações da NASA sobre os resultados do teste sendo divulgadas às 15h do mesmo dia.

Esse primeiro teste de voo não tem grandes pretensões além de fazer exatamente isso: testar se o Ingenuity voa. O plano é colocar o helicóptero no ar por apenas uns trinta segundos e ver como ele se sai na atmosfera de Marte. Criar um dispositivo para voar num ambiente completamente diferente, com outra aceleração de gravidade é um desafio tremendo até para os cientistas da NASA. É por isso que esse pequeno voo de trinta segundos, se bem sucedido, pode entrar para a história da humanidade.


(Divulgação/NASA)

Depois do teste de amanhã, se não acontecerem imprevistos, a NASA ainda tem mais quatro voos de teste planejados para o Ingenuity antes de realmente colocar o helicóptero drone para trabalhar. Caso aconteça tudo conforme os planos, o Ingenuity deve sobrevoar a superfície de Marte colhendo informações para a pesquisa da NASA.

13/04/2021 às 10:05
Notícia

NASA informa que Ingenuity vai receber atualização para voo h...

O helicóptero que está em Marte está com alguns problemas de sequência de comando

O voo do Ingenuity havia originalmente sido planejado para o dia 11 de abril, ou seja, teria acontecido na semana passada. Mas houve um problema na sequência de comandos que precisou de dias para ser consertado. Agora a NASA se considera pronta para realizar o novo teste, e o público pode acompanhar de diversos modos. As novidades estarão disponíveis no app da agência, no site oficial e também em suas redes sociais, o que inclui o Facebook e o YouTube. Você pode enviar perguntas (em inglês) para a NASA durante o processo usando a hashtag #MarsHelicopter.

A rover Perserverance vai acompanhar o voo do drone, o que deve oferecer imagens bem interessantes quando o teste tiver sido finalizado.

Via: Engadget Fonte: NASA
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.