Volvo anuncia parceria com Nvidia para usar Drive Orin em seus carros autônomos
Créditos: Nvidia/Divulgação

Volvo anuncia parceria com Nvidia para usar Drive Orin em seus carros autônomos

Primeiro carro a utilizar o chipset será o Volvo XC90, que será revelado ano que vem

A montadora sueca Volvo firmou uma parceria com a fabricante norte-americana de hardware, Nvidia, para usar o chipset Drive Orin em carros autônomos. A marca já confirmou que o primeiro veículo a utilizar a tecnologia será o utilitário esportivo XC90, que será anunciado oficialmente no ano que vem.

13/06/2019 às 11:28
Notícia

Uber e Volvo apresentam protótipo totalmente autônomo do SUV ...

Os outros modelos apresentados pelas empresas ainda eram dependentes de um motorista

A empresa será a primeira a utilizar o SoC da Nvidia em seus veículos, implementando-o dentro da sua arquitetura modular SPA2. A promessa é de que a Volvo se aproveitará do alto desempenho do processador — que consegue realizar 254 trilhões de operações por segundo (TOPs) — para oferecer maior segurança para os passageiros dos veículos.

Site oficial: Nvidia Drive AGX

Essa arquitetura SPA2 já será disponibilizada como um hardware preparado para direção autônoma desde o início da produção. Só que a funcionalidade de condução autônoma sem supervisão, a Highway Pilot, só poderá ser ativada quando o sistema verificar que existem condições seguras para a operação, e apenas quando o carro estiver em locais geográficos específicos.


Fonte: Nvidia/Divulgação

Continua após a publicidade

O chipset vai operar em conjunto com softwares desenvolvidos de maneira interna pela Zenseact, a subsidiária da Volvo que desenvolve os sistemas de condução autônoma da montadora. Ele também será responsável por habilitar os sistemas de backup para direção e frenagem dos veículos, a começar pelo XC90 do ano que vem.

O Drive Orin vai permitir que os carros da Volvo utilizem todos os conjuntos de sensores avançados que são necessários para a direção autônoma. Com isso, será possível implementar nos veículos da montadora sueca a tecnologia LiDAR desenvolvida pela Luminar.

Via: Renova Midia Fonte: Nvidia
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.