Créditos: Divulgação/Google

Google Earth apresenta recurso timelapse de 1984 a 2020 em 3D

A novidade compilou 20 petabytes de imagens de satélite para mostrar as mudanças da Terra

A Google acaba de lançar o recurso Timelapse 3D. Segundo o comunicado da empresa, essa é a maior adição para o Google Earth desde 2017. Mais de 24 milhões de imagens mostram as mudanças da Terra desde 1984. A gigante de tecnologia se uniu com a CREATE Lab da Carnegie Mellon University para desenvolver a tecnologia. 

Google Earth, timelapse - Site oficial

Os últimos 37 anos são compilados em um único Timelapse, que mostra tudo o que foi alterado ao longo desse tempo. “Agora, qualquer pessoa pode observar o desenrolar do tempo e testemunhar quase quatro décadas de mudanças planetárias”, informa Rebecca Moore , diretora do Google Earth, Earth Engine & Outreach. Você pode ter acesso a novidade clicando neste link.

Os arquivos compilados pela Google são gigantes. A empresa informa que mais de 800 vídeos em 2D e 3D estão disponíveis para uso público, o acesso pode ser feito por este link. É possível tanto baixar e ver em MP4, quanto reproduzir diretamente do YouTube.

As imagens coletadas são de satélite, cedidas pelo governo dos Estados Unidos, União Europeia e NASA. Para ter uma noção do tamanho dos arquivos, a Google compilou 20 petabytes de imagens de satélite em um único mosaico de vídeo de 4,4 terapixel. Isso é equivalente a cerca de 530.000 vídeos em resolução 4K.

Continua após a publicidade

A Google ainda informa que deseja atualizar os arquivos anualmente, pelo menos ao longo da próxima década. “Esperamos que esta perspectiva do planeta sirva de base para debates, encoraje descobertas e mude as perspectivas sobre algumas de nossas questões globais mais urgentes”, disse Moore.

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.