Google Chrome 90 já está disponível e usa HTTPS como padrão em vez de HTTP
Créditos: Reprodução/Google/YouTube

Google Chrome 90 já está disponível e usa HTTPS como padrão em vez de HTTP

Nova versão também traz correções para 37 falhas de segurança

A versão estável do navegador Google Chrome 90 já está disponível para download e além de correções para 37 falhas de segurança, esta versão traz novidades como o uso do protocolo HTTPS em vez do HTTP como o padrão para navegação na Web e o codec de vídeo AV1 para melhorar o desempenho em videoconferências usando o navegador.

23/03/2021 às 11:37
Notícia

Google corrige bug que impedia funcionamento de vários apps n...

Erro no System WebView causava problemas em aplicativos que exibiam conteúdos da web

Com o lançamento do Google Chrome 90, qualquer URL digitada na barra de endereços sem o protocolo especificado (como www.exemplo.com) agora utilizará o protocolo HTTPS como padrão em vez de HTTP. A Google menciona que o objetivo da mudança é melhorar a segurança do usuário enquanto ele navega na Web e também deve acelerar a navegação, já que o navegador não precisará mais perder tempo redirecionando de HTTP para HTTPS.

É importante destacar que isso não se aplica a endereços IP digitados na barra de endereços, certos tipos de domínio e nomes de host reservados como "teste/" ou "localhost/". Neste caso o navegador continuará usando HTTP como protocolo.

O Google Chrome 90 também inclui proteções adicionais contra ataques do tipo NAT Slipstreaming. Neste caso ele bloqueará conexões FTP, HTTP e HTTPS que utilizam a porta 554. Para quem não sabe, ataques do tipo NAT Slipstreaming tiram proveito do recurso Application Level Gateway (ALG) dos roteadores para obter acesso a qualquer porta em uma rede interna. Com isso os atacantes poderiam acessar serviços normalmente protegidos pelo roteador.


Google Chrome 90
(Reprodução/Fabio Rosolen)

Com relação às 37 falhas de segurança corrigidas pela nova versão do navegador, pelo menos seis delas são de alto risco e por isso é recomendado que os usuários atualizem para a versão 90 o quanto antes. Algumas das falhas corrigidas haviam sido exploradas na edição mais recente da competição de segurança Pwn2Own.

Outra novidade no Google Chrome 90 é o codec de vídeo AV1. Este codec deve melhorar o desempenho durante videoconferências realizadas com o navegador via WebRTC. As vantagens do codec incluem melhor compressão para reduzir o uso de banda sem comprometer a qualidade de vídeo e suporte para vídeo mesmo em conexões com baixa largura de banda (30kbs ou menos).

Continua após a publicidade

Quem já tem o Google Chrome instalado deve receber a atualização para a versão 90 automaticamente. Quem não tem ele instalado pode fazer o download para Windows, macOS e Linux acessando google.com/chrome.

Vídeo destacando as novidades no Google Chrome 90:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, BleepingComputer
User img

Fabio Rosolen

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.