Project Sakura leva Android 11 para o Galaxy S8 e Note 8 de forma não oficial
Créditos: Avito

Project Sakura leva Android 11 para o Galaxy S8 e Note 8 de forma não oficial

Sistema customizado não funciona perfeitamente, mas atualiza seu celular antigo

A Samsung anunciou no ano passado que não levaria seus modelos mais antigos de celular, o Galaxy S8 e Galaxy Note 8, nem para o Android 10. Mas agora existe um meio "extra-oficial" de saltar diretamente para o Android 11 nesses aparelhos, através de uma ROM customizada chamada Project Sakura.

ROMs customizadas são projetos feitos por programadores entusiastas, geralmente de distribuição gratuita, que envolvem instalar uma versão customizada não oficial de sistema operacional no seu celular. O Project Sakura é baseado no LineageOS 18.1, que por sua vez é feito em cima do Android 11. Então, usuários interessados que fizerem o processo em seu Galaxy S8 ou Galaxy Note 8, terão uma experiência bem próxima do Android 11 puro, com algumas mudanças e melhorias aprovadas pela comunidade.

Essa não é uma solução oficial da Samsung, então acontece naquele estilo "faça por sua conta e risco", mas é um procedimento bem comum para quem procura dar uma sobrevida para aparelhos mais antigos. Sendo assim, para fazer a instalação é necessário ter um bootloader instalado no celular, e aconselhável uma ferramenta de recuperação. Instruções de como fazer o passo a passo de todo o processo estão disponíveis nos fóruns do XDA-Developers, bem como os links para download da versão do Project Sakura para o Galaxy S8 e a versão para o Galaxy Note 8.

27/02/2020 às 10:12
Notícia

Samsung confirma que o Galaxy S8 e o Galaxy Note 8 não recebe...

Informação foi confirmada por um representante da empresa durante o evento Unpacked

O processo não é tão complicado como pode parecer, mas é importante destacar que as instruções estão em inglês. Como um passo extra de segurança, é bom lembrar de fazer um backup dos dados do seu celular que você não gostaria de perder. Mais uma vez, é importante reiterar que essa solução não é suportada pela Samsung e você não vai receber ajuda da fabricante se algo der errado durante o processo.

Entre os bugs conhecidos dessa versão do Project Sakura, o XDA-Developers lista problemas no HWC, no Wi-Fi Direct e no recurso de usar o celular como um hotspot para compartilhar a conexão com a internet sem fio. Vídeos em HDR também ficam bugados usando a ROM customizada.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.