Pesquisa do Google vai avaliar conteúdo de reviews no ranking de suas buscas
Créditos: Search Engine Land

Pesquisa do Google vai avaliar conteúdo de reviews no ranking de suas buscas

Atualização no algoritmo quer ajudar usuários a encontrarem análises de verdade

A Google anunciou um update em seu algoritmo que procura melhorar a maneira que seu sistema de busca ordena os resultados de pesquisas por reviews de produtos. A empresa informou que sua tecnologia agora vai tentar recompensar reviews aprofundadas, que geram conteúdo original e realmente vantajoso para o leitor.

Como sempre, a empresa não entra em detalhes muito específicos sobre seus algoritmos, e não chega a explicar o motivo para a mudança, mas o pessoal do XDA-Developers aponta uma possibilidade que provavelmente muitos leitores já encontraram: sites que dizem ter um review que não é realmente uma review.

Tentando se aproveitar justamente dos algoritmos da Google e se posicionar bem no sistema de indexação do site de pesquisas mais usado no mundo, existem páginas que cadastram conteúdos como se fossem reviews que não são, de fato. Pode ser um conteúdo de hands-on, ou primeiras impressões e, em casos piores, nem isso, apenas uma página já pronta pra quando o site tiver uma review somente mais tarde.

A ideia da atualização da Google é usar seus robôs para avaliar o conteúdo de uma página que se diz de review e verificar se ela realmente está trazendo algo de original e útil para o leitor. A Google divulgou uma lista de perguntas que o conteúdo tem que responder "sim" para ser bem indexado. Algumas delas:

- Sua review expressa conhecimento de expert sobre os produtos onde é apropriado?
- Mostra como é o produto fisicamente, ou como ele é usado, com conteúdo único que vai além do que é oferecido pela fabricante?
- Oferece medidas quantitativas sobre como o produto se sai em várias categorias de performance?
- Cobre produtos comparáveis para considerar, ou explicar quais produtos podem ser os melhores para certos usos e circunstâncias?

07/04/2021 às 15:30
Notícia

Conferência Google I/O retorna em maio de 2021 como evento vi...

Evento gratuito será realizado de 18 a 20 de maio e a agenda completa será divulgada no final de abril

Esses são alguns exemplos das linhas que a Google estabelece para posicionar bem uma review em sua busca depois da atualização do algoritmo. A lista completa está no post no blog oficial da empresa para desenvolvedores.

Continua após a publicidade

A mudança, no momento, vai afetar apenas páginas em inglês, mas deve chegar a mais idiomas em breve.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Drone Autel EVO II Pro chega ao Brasil - Câmera 6K, 40 Minutos e 9Km [UNBOXING]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.