Primeiro voo do helicóptero Ingenuity da NASA em Marte é adiado para 14 de abril
Créditos: NASA/JPL-Caltech - Reprodução

Primeiro voo do helicóptero Ingenuity da NASA em Marte é adiado para 14 de abril

Decisão foi tomada após teste de rotores disparar alerta de segurança

O primeiro voo do helicóptero Ingenuity por Marte foi adiado para o dia 14 de abril de 2021 por decisão de engenheiros da agência espacial dos EUA, a NASA. O motivo para a decisão foi um alerta de segurança que foi disparado durante um teste de rotores em alta velocidade.

08/04/2021 às 17:10
Notícia

Rover Perseverance da NASA compartilha primeira selfie em Mar...

62 fotos foram processadas para construir a selfie do Perseverance

Apesar disso, os representantes da NASA garantem que o helicóptero está seguro e íntegro, e que conseguirá realizar as missões planejadas apesar do alerta. O voo experimental estava originalmente previsto para acontecer hoje, dia 11 de abril de 2021.

O teste de rotores foi promovido na última sexta-feira, dia 9 de abril, mas acabou de maneira inesperada antes do previsto. Isso porque a sua sequência de comandos de controle do teste foi encerrada de maneira prematura por causa da expiração prematura de um sistema conhecido como "Watchdog Timer".

Esse Watchdog Timer é responsável por monitorar a sequência de comandos e alertar o sistema de potenciais problemas. Ele ajuda o sistema a se manter seguro e impede que os testes ou os procedimentos prossigam se algum erro for observado — ou se algo impedir o helicóptero de operar como previsto.


NASA/JPL-Caltech - Reprodução

O alerta apareceu na parte do procedimento em que os engenheiros da NASA estavam tentando fazer a transição do computador de voo do modo "Pré-voo" para o "Modo de Voo". Um porta-voz da agência já confirmou que a equipe do Ingenuity está promovendo diagnósticos do problema e vai remarcar o teste de rotores com base nas suas descobertas.

Isso não chega a ser algo muito inesperado, já que representantes da NASA haviam dito antes que a data do voo experimental do Ingenuity poderia mudar dependendo do que acontecer durante as conferências de pré-voo. Como explica o site Cnet, o momento em que o helicóptero alçar voo vai marcar a primeira vez em que humanos conseguem fazer um objeto voar de maneira controlada e autopropulsionada em Marte.

Continua após a publicidade

O Ingenuity chegou a Marte vindo de carona com o rover Perseverance, que pousou na superfície do planeta vermelho cerca de uma semana atrás. O rover vai dar suporte para as operações de voo do Ingenuity ao capturar imagens e coletar dados do ambiente que está sendo explorado.

Via: Cnet Fonte: NASA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.