Rover Perseverance da NASA compartilha primeira selfie em Marte - Veja vídeo exemplificando processo
Créditos: NASA/ Seán Doran

Rover Perseverance da NASA compartilha primeira selfie em Marte - Veja vídeo exemplificando processo

62 fotos foram processadas para construir a selfie do Perseverance

A estadia em Marte do rover Perseverance está agitada. Depois de um possível arco-íris, que na realidade não era arco-íris. Agora é a vez da primeira selfie do rover, enquanto ele aguarda as preparações do drone Ingenuity para o primeiro voo em Marte, programado para o dia 11 de abril. 


(Créditos: NASA/Seán Doran)

Foram 62 fotos, retiradas no dia 6 de abril, para compor a selfie. As fotografias foram feitas de uma altura de 3,9 metros pela câmera WATSON, utilizando o instrumento de metal SHERLOC, localizado no final do braço robótico do Perseverance. Apesar dos nomes curiosos, que referenciam o detetive mais popular da literatura, os acrônimos possuem significados relacionados às funções dos aparelhos.

08/04/2021 às 14:04
Notícia

NASA divulga incrível foto de arco-íris em marte

Fenômeno meteorológico não deveria ser possível no planeta vermelho e pelo visto não é, pois existe u...

Os instrumentos utilizados para criar a imagem possuem nomes propositais e curiosos: WATSON significa Sensor Topográfico de Grande Angular para Operações e Engenharia (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and Engineering). Já SHERLOC é Varredura de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Químicos e Orgânicos (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals).

No vídeo abaixo você confere o processo de captura de uma selfie, realizado pelo rover Curiosity, que a NASA divulgou ano passado. Infelizmente, o vídeo não é do rover Perseverance, porém, segundo a agência espacial, o processo de captura da Selfie é o mesmo.

Após a captura das 62 imagens,  elas receberam tratamento e correções nos níveis de exposição a luz. Depois foram processadas em conjunto criando um mosaico. Seán Doran, um entusiasta espacial, criou o mesmo resultado e divulgou em seu Twitter, antes da NASA, que revelou resultado similar no dia seguinte.

Continua após a publicidade

Apesar da selfie, a missão principal do rover Perseverance é coletar amostras do solo e buscar sinais de vida microbiana antiga no planeta. Antes de iniciar sua missão, ele aguarda o drone Ingenuity se preparar para realizar o primeiro voo da história em Marte.

Via: DIY Photography, Space
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.