NASA divulga incrível foto de arco-íris em marte
Créditos: Nasa/Futurism

NASA divulga incrível foto de arco-íris em marte

Fenômeno meteorológico não deveria ser possível no planeta vermelho e pelo visto não é, pois existe uma explicação para o ocorrido

Hoje, uma imagem divulgada pela Nasa viralizou na internet. O rover Perseverance capturou uma fotografia do que aparenta ser um arco-íris na atmosfera de Marte. Porém, o fenômeno meteorológico é possível em Marte? Afinal, as condições primárias para a existência de um arco-íris na Terra é a presença de gotículas de água dispersadas no ar, refletidas pela luz solar.

Explicação oficial da Nasa


O suposto arco-íris capturado pelo rover Perseverance (Créditos: NASA)

Aparentemente a explicação é mais simples, e técnica, do que se pode imaginar. O site Futurism entrou em contato com a NASA e, por e-mail, Andrew Good, especialista em relações com a mídia da Jet Propulsion Lab da NASA confirmou que o efeito não é um arco-íris de verdade.

"O que podemos ver na imagem é um Flare. Nós temos um protetor solar na frente da Hazcams, que são críticos para seguir em frente com a missão. Agora o protetor não é necessário nas câmeras traseiras, por isso o que se vê na imagem são artefatos luminosos que penetram pela lente", explicou Good.

25/03/2021 às 22:01
Notícia

NASA divulga imagem do Ingenuity e 1º voo do helicóptero pode...

Perseverance está a caminho do "campo de aviação", onde Ingenuity será desacoplado

Um Flare (ou Lens Flare no original em inglês), é um defeito óptico causado pela entrada de luz na extremidade da lente, causando borrões circulares nas imagens. Como o rover Perseverance não apresenta proteção contra os raios solares nas câmeras traseiras, o efeito do falso arco-íris se tornou possível.

Mesmo assim a NASA não descarta totalmente a possibilidade de um arco-íris real acontecer em marte. Segundo o cientista da NASA Rich Zurek, a presença de "Arcos de Gelo" (Icebows no original em inglês), que podem aparecer no horizonte de Marte criam uma possibilidade pequena do fenômeno meteorológico acontecer.

Continua após a publicidade

Com a situação devidamente explicada, o rover Perseverance retorna a sua missão principal: coletar amostras do solo e buscar sinais de vida microbiana antiga no planeta. Além disso, o drone Ingenuity continua se preparando para realizar o primeiro voo da história em Marte. O feito histórico está programado para acontecer no dia 11 de abril, no vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre o assunto.

Via: Futurism
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.