SpaceX lança mais 60 satélites Starlink; total chega perto de 1400
Créditos: Reprodução/Space.com

SpaceX lança mais 60 satélites Starlink; total chega perto de 1400

A missão foi realizada na tarde desta quarta-feira (07) e foi concluída sem problemas

Na tarde desta quarta-feira (07), um foguete Falcon 9 lançou mais um lote de 60 satélites Starlink em órbita. A missão, que representou a 10ª decolagem da SpaceX em 2021, teve início às 12h34 EDT (11h34 no horário de Brasília) e foi finalizada nove minutos depois.

Jessie Anderson, engenheira de manufatura da SpaceX, fez o seguinte comentário sobre o lançamento em uma transmissão ao vivo:

O Falcon 9 decolou com sucesso da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral levando nossa pilha de satélites Starlink para a órbita.

 

A SpaceX está dando continuidade aos lançamentos rápidos realizados também no ano passado. Dentre as 10 missões já realizadas neste ano, boa parte foram lançamentos de mais satélites Starlink. Com isso, a empresa está bem próxima de sua meta de 1440 satélites: o total já é de 1380.


Reprodução/Space.com

Quanto ao tamanho da constelação Starlink, a Federal Communications Commission (Comissão Federal de Comunicações) autorizou já autorizou a colocação de 12.000 satélites, mas ainda assim a SpaceX solicitou uma expansão para 30.000 em 2019.

No lançamento de hoje, os meteorologistas do Esquadrão Meteorológico da 45ª Asa Espacial analisaram o clima e previram condições favoráveis para a operação. O tempo estava limpo e não prejudicou o trajeto do Falcon 9.

Continua após a publicidade

05/04/2021 às 20:49
Notícia

Vídeo da SpaceX mostra satélites Starlink sendo implantados -...

O vídeo breve mostra o momento que os satélites são soltos no espaço

O booster do lançamento de hoje foi o B1058, o primeiro foguete comercial a levar astronautas à Estação Espacial Internacional como parte do programa de tripulação comercial da NASA. De acordo com o site Nasa Spaceflight, este voo é provavelmente a última missão da SpaceX antes do lançamento do Crew-2 no final deste mês.

Em 2021, o B1058 apoiou a missão Rideshare Transporter-1 em janeiro e a missão Starlink v1.0 L20 em março. Este lançamento dá ao B1058 o tempo médio de resposta mais rápido, com 52 dias.
 

Fonte: Space, Nasa SpaceFlight, Olhar Digital
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.