Microsoft está deixando servidores sob líquido para resfriamento
Créditos: Divulgação/ Microsoft

Microsoft está deixando servidores sob líquido para resfriamento

A empresa diz que o processo é mais eficiente e economiza recursos

A Microsoft confirmou que está com uma equipe trabalhando em um sistema de resfriamento líquido submerso. Os servidores ficam sob um fluído especial, que ajuda a dissipar o calor gerado. Isso faz com que eles sejam mais eficientes, usando menos recursos. Até o momento essa opção está no período de testes, não está sendo oficialmente utilizada. 

A empresa explicou que este sistema funciona em loop fechado de duas fases. Ele esquenta, ferve, entra em contato com o gás, resfria e volta para o processo novamente. Isso permite que a temperatura gerada seja neutralizada, diminuindo as chances de superaquecimento. 

Os servidores ficam submersos em grandes cubas. Ou seja, eles ficam em contato constante e direto com o líquido. Esse fluido foi especialmente desenvolvido para esse processo, projetado pela empresa 3M. Ele não prejudica os equipamentos, portanto pode ser usado de forma segura. 

O líquido foi projetado para ter uma temperatura de ebulição mais baixa, para tornar a troca mais eficiente. Ele começa a ferver aos 50 °C, a água, em comparação, começa a atingir esse ponto próximo aos 100 °C. Portanto, essa troca é feita de forma muito mais rápida. 

O sistema de resfriamento líquido não é novidade. Vários PCs já usam processos semelhantes, mas os líquidos são colocados em tubos próximos aos componentes, nunca em contato direto. O processo é semelhante: o líquido ajuda a resfriar os hardwares, que permanecem estáveis, sem superaquecer. A novidade é que todos os dispositivos são colocados sob o líquido, como em um aquário, por exemplo. 

Cada cuba já contem um condensador. Ele entra em contato com o gás, que tem o objetivo de resfriar em um líquido. Assim, o processo é feito em formato de loop, como já mencionado. 

Continua após a publicidade

A maior vantagem, segundo a Microsoft, é a melhoria da eficiência que o processo oferece. Para complementar, os fluidos usados oferecem melhor utilização de recursos, o que faz aumentar a sustentabilidade do processo. Ainda não há uma data para a utilização oficial do sistema, mas se os testes forem bem sucedidos, isso deve ocorrer em breve. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Adrenaline
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.