YouTube anúncia nova métrica para analisar visualizações de conteúdo nocivo
Créditos: Reprodução/Charles DeLuvio/Unsplash

YouTube anúncia nova métrica para analisar visualizações de conteúdo nocivo

A plataforma começou a reunir esses dados em 2017 e agora é possível comparar os quatro anos

08/02/2021 às 19:50
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O YouTube divulgou nesta terça-feira (06) uma nova métrica chamada Taxa de Visualização de Conteúdo que Viola Políticas (Violative View Rate, VVR, em inglês). A ferramenta servirá para analisar a quantidade de visualizações recebidas por vídeos com conteúdo nocivo.

O monitoramento desses números na verdade ocorre desde 2017. Após 4 anos de registros, será possível elaborar uma métrica e comparar os resultados com anos anteriores. 

Os dados mais recentes da taxa VVR ficam entre 0,16% e 0,18%, o que indica que, a cada 10 mil vídeos, entre 16 e 18 envolvem conteúdo que viola as políticas da plataforma. Em relação a 2017, primeiro ano de análise, houve uma queda de 70%; segundo o YouTube, a taxa VVR cai quando há mais investimento em aprendizado de máquina e treinamento de pessoas.


Divulgação/YouTube

A Taxa de Visualização de Conteúdo que Viola Políticas é calculada a partir de uma amostra dos vídeos publicados na plataforma. Após reunir essa amostra, os analistas de conteúdo demarcam os elementos que contêm conteúdo nocivo, e então é feita uma estimativa da porcentagem em geral. 

Os analistas — humanos — são uma peça-chave para tornar o processo mais efetivo, já que muitas vezes o sistema não identifica corretamente as nuances dos vídeos. Ainda assim, a taxa VVR costuma variar, por exemplo, após a atualização de uma política. Isso acontece porque o sistema do YouTube é treinado para identificar classificações impróprias mais recentes.


Reprodução/Leo Bublitz/Unsplash

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Jennifer O’Connor, Diretora de Produtos do YouTube, explicou que a nova métrica é importante para fornecer uma análise mais aprofundada do impacto que o conteúdo inadequado possui nos usuários, além de saber como a plataforma pode melhorar. Ela deixa o seguinte exemplo para demonstrar a necessidade de entender melhor a repercussão:

Imagine dois vídeos impróprios: um teve cem visualizações, mas ficou na plataforma por mais de 24 horas, e o outro teve milhares de visualizações em poucas horas antes de ser removido. Qual deles teve mais impacto?

 

O YouTube ainda divulgou que, desde 2018, foram removidos mais de 83 milhões de vídeos e 7 bilhões de comentários por violarem as diretrizes da comunidade.

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Fonte: YouTube/Release
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Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

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