Pixel 6 pode ser o primeiro smartphone a contar com um chip próprio da Google
Créditos: Reprodução/TechRadar

Pixel 6 pode ser o primeiro smartphone a contar com um chip próprio da Google

Com codinome "Whitechapel", novo SoC seria baseado em ARM e estaria em desenvolvimento em conjunto com a Samsung

Estamos ainda no começo de 2021, e pouco se sabe sobre a futura linha de smartphones da Google, com a provável chegada do Pixel 6 no futuro. Entretanto, na última sexta-feira (2), o site 9To5Google revelou que a gigante das buscas tem planos ousados de introduzir pela primeira vez seu próprio SoC baseado em ARM em seu futuro smartphone topo de linha.

De acordo com este rumor, os próximos smartphones da linha Pixel 6, que atualmente teriam os codinomes "Raven" e "Oriole", contariam com um chip criado e desenvolvido pela própria Google. Esses dispositivos seriam a primeira parte de uma nova plataforma que estaria em desenvolvimento pela empresa conhecida como "Slider", que também englobaria futuros dispositivos Chromebook que devem usar este SoC, algo semelhante com o que a Apple faz com seus chips que equipam os iPhone e Mac.

Os primeiros rumores sobre essa investida na Google em criar seus próprios SoCs surgiu no começo de 2020, quando os primeiros rumores surgiram de que a empresa estaria juntando forças com a Samsung para desenvolver seu chip. Chamado internamente de "Whitechapel", esse SoC seria baseado na arquitetura ARM e seria similar aos chips da linha Exynos, porém, com novos aprimoramentos implementados através das tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial desenvolvidas pela gigante de Mountain View.

05/04/2021 às 18:04
Notícia

Google libera mais categorias para aplicativos de terceiros n...

Agora será possível encontrar apps de navegação, estacionamento e carregamento

Além disso, como é reportado pelo site 9To5Google, no final do ano passado, o CEO do Google, Sundar Pichai, durante uma reunião com investidores, anunciou que a empresa estava fazendo "alguns investimentos mais profundos no setor de hardware" e que mais novidades seriam reveladas em 2021. Isso seria um sinal claro que a gigante das buscas possivelmente estaria desenvolvendo seus próprios processadores.

Internamente, a Google estaria se referindo a este novo chip como “GS101”, com “GS” sendo potencialmente a abreviação de “Google Silicon”, e seu lançamento deve acontecer já neste ano, com os próximos smartphones da linha Pixel, como o esperado Pixel 6 e uma variante mais básica, sendo equipados com esse novo SoC. Porém, só teremos certezas dessas informações no próximo Google I/O, que ainda não tem data para acontecer.

Via: GSMArena Fonte: 9To5Google
User img

Pedro Henrique

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.