Super lua, chuva de meteoros, lançamentos de foguetes e outros destaques em abril
Créditos: Freepik

Super lua, chuva de meteoros, lançamentos de foguetes e outros destaques em abril

Saturno, Júpiter e Marte estarão visíveis neste mês

Abril será um mês movimentado para todos que gostam de acompanhar as atrações do espaço. Os destaques vão para a superlua, a chuva de meteoros Líridas e vários lançamentos de satélites. 

Todos os eventos naturais listados estarão visíveis no Brasil, mas a percepção pode ser diferente de acordo com a sua posição no país e com as condições meteorológicas no momento. Veja abaixo o calendário astronômico de abril.

Foto: NASA/JPL-Caltech

6 de abril
Conjunção entre a Lua e Saturno, o que significa dizer que os dois astros estarão próximos no céu. O satélite natural estará ao leste, enquanto o gigante gasoso ficará à esquerda. No início da madrugada já é possível visualizar o alinhamento, mas o melhor horário para observar os astros no céu será por volta das 5h.

7 de abril
Conjunção entre a Lua e Júpiter. O maior planeta do Sistema Solar ficará acima da Lua e o encontro poderá ser visto ao leste logo após as 2h. No mesmo dia, o foguete Falcon 9 lançará 60 satélites Starlink da SpaceX. A decolagem será realizada às 13h34 no Complexo de Lançamento Espacial 40, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. O evento faz parte da missão Starlink 23 e será transmitido no site da Space X. 

9 de abril
O foguete russo Soyuz lançará a espaçonave Soyuz MS-18 tripulada rumo à Estação Espacial Internacional. A decolagem está programada para às 4h42 no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Foto dos tripulantes abaixo.

Cosmonauta russo Pyotr Dubrov, à esquerda, cosmonauta russo Oleg Novitskiy, centro, e astronauta Mark Vande Hei | Foto: NASA/GCTC/Andrey Shelepin
 

16 e 17 de abril
A astronauta Kate Rubins da NASA e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov retornarão da Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave Soyuz MS-17. A espaçonave deixará a estação às 22h34 do dia 16 e pousará próxima a Dzhezkazgan, no Cazaquistão, 1h57 do dia seguinte.

17 de abril
Conjunção entre Marte e a Lua. A Lua crescente e o Planeta Vermelho estarão visíveis a partir do pôr do sol na direção oeste.

Continua após a publicidade

19 de abril
O foguete Arianespace Vega VV18 lançará o satélite de observação terrestre Pléiades Neo 1, da Airbus, e várias cargas de compartilhamento. A missão está programada para decolar às 22h50 no espaçoporto da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa.

21 e 22 de abril
A chuva de meteoros Líridas acontece na madrugada de quarta para quinta-feira. As estrelas cadentes na verdade são detritos do cometa C/1861 G1 (Thatcher) e são conhecidas como meteoros Líridas porque as estrelas cadentes originadas dela parecem se originar da constelação de Lira. O melhor momento para observá-la será por volta das 4h, na direção norte. 

22 de abril
Lançamento da missão Crew-2 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional. A bordo estarão os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (NASA/EUA), Akihiko Hoshide (JAXA/Japão) e Thomas Pesquet (ESA/Europa). A decolagem está programada para ocorrer às 7h11, na Plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

25 de abril
Arianespace, empresa francesa, usará um foguete Soyuz para lançar 36 satélites para a constelação OneWeb. A missão, chamada OneWeb 6, vai decolar do Cosmódromo Vostochny, na Sibéria, às 23h47. 

26 de abril
Noite da superlua. A Lua Cheia do mês de abril vai atingir o perigeu, ou seja, o ponto máximo de aproximação da Terra. Também é dia do foguete Delta IV Heavy da United Launch Alliance (ULA) lançar um satélite espião para o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO, National Reconnaissance Office) dos EUA. A missão NROL-82 irá decolar a partir do Complexo de Lançamento Espacial 6 na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

29 de abril
Lançamento do módulo central da nova estação espacial Chinesa, o Tianhe 1. O foguete 5B irá decolar do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, na China.

Via: Space
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.