NASA prepara drone Ingenuity para realizar o primeiro voo da história em Marte
Créditos: NASA

NASA prepara drone Ingenuity para realizar o primeiro voo da história em Marte

O primeiro voo deve acontecer no dia 11 de abril

O drone Ingenuity, que na verdade é um helicóptero segundo a NASA, está prestes a entrar para a história da humanidade. Se os cálculos e simulações estiverem corretos, no dia 11 de abril acontece o primeiro voo no planeta Marte. O rover Perseverance estava com o pequeno helicóptero acoplado em sua barriga e no dia 3 de abril foi executou com sucesso uma operação para aterrissar o Ingenuity no solo.

Acompanhe pelo Twitter oficial da NASA a evolução da operação

Eram apenas 4 polegadas (aproximadamente 10 cm) de distância entre o rover e o solo, ainda assim a preparação demorou dias. Para alterar a posição do helicóptero de uma posição horizontal para vertical foi necessário precisão, pois qualquer erro resultaria no fracasso da operação. No Tweet abaixo você confere todas as etapas que precisaram ser executadas para garantir a desacoplagem e pouso do Ingenuity.

Os oito dias  de intervalo entre pouso e voo são necessários para o Ingenuity carregar suas baterias com painéis solares. A primeira viagem terá a duração de 30 segundos a 3 metros de altitude, para provar que é possível voar em Marte, mesmo com a diferença de gravidade, baixa densidade atmosférica e altas temperaturas. Se a primeira operação funcionar, a NASA planeja mais 4 voos num período de 30 dias, com durações de até 90 segundos e até 48 metros de distância em relação ao rover Perseverance.

Após o término das operações, o Ingenuity irá descansar para sempre no solo de Marte, enquanto o rover Perseverance começa a executar suas principais atividades: procurar sinais de vida microbiana antiga e realizar a coleta de amostras do planeta. O local escolhido é uma enorme cratera, onde existiu um lago há bilhões de anos atrás.

Continua após a publicidade

O Mundo Conectado fez uma análise completa dos motivos que levaram a NASA a enviar o helicóptero para realizar voos em Marte. No vídeo abaixo você conhece todos os detalhes da operação, além de acompanhar simulações do Ingenuity voando pelo planeta vermelho.

Fonte: The Verge, Engadget
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.