Site da Mozilla verifica se você teve dados vazados na internet pelo e-mail
Créditos: Reprodução/Firefox Monitor

Site da Mozilla verifica se você teve dados vazados na internet pelo e-mail

Ferramenta é gratuita e permite criar alertas para futuros vazamentos

O Firefox Monitor é um recurso gratuito que permite descobrir se suas informações privadas foram comprometidas em um vazamento de dados online. A ferramenta pesquisa seu endereço de e-mail em possíveis violações de dados tornados públicos desde 2007. O recurso é fornecido pela Mozilla, mesma empresa que criou o navegador Firefox. 

Site oficial do Firefox Monitor

Além de verificar possíveis vazamentos, o Firefox Monitor também permite a criação de uma conta para receber alertas sobre violações futuras e obter relatórios detalhados. O recurso funciona em todos os navegadores de internet.

Para informar ao usuário de ataques cibernéticos por meio de um e-mail válido, o Firefox Monitor utiliza um banco de dados próprio e uma fonte pesquisável de vazamentos, o site Have I Been Pwned. Os vazamentos não noticiados acontecem por duas razões: "Alguns vazamentos podem não aparecer em nosso banco de dados porque ainda não foram descobertos. Outros podem não aparecer porque o Have I Been Pwned, nossa fonte de vazamentos, não obteve acesso aos detalhes sobre um vazamento em particular", de acordo com o site. 

O vazamento mais recente que o site informou foi o do Facebook. No último sábado, dia 3, dados pessoais de cerca de 553 milhões de usuários da rede social foram vazados e expostos gratuitamente em um fórum online. O caso foi descoberto e compartilhado no Twitter por Alon Gal, diretor de tecnologia da Hudson Rock, empresa de cibersegurança israelense. Mais de 8 milhões eram dados de brasileiros. 

Muitos ataques cibernéticos expõem números telefônicos, endereços de e-mail, datas de nascimento, localizações geográficas e status de relacionamento, como foi o caso do vazamento do Facebook. Outras violações de dados podem também apresentar informações mais sensíveis, como números de cartões de crédito, números de passaportes ou outros documentos.

Continua após a publicidade

05/04/2021 às 12:11
Notícia

Vazamento do Facebook expõe informações de 533 milhões de con...

Em janeiro de 2021 um bot do Telegram já estava vendendo as informações que agora estão disponíveis d...

Existem algumas maneiras de proteger suas informações pessoais:

Evitar compartilhar seu número de telefone
Com esse dado é possível se cadastrar em novas contas ou serviços, se não for obrigatório, não informe.

Evitar usar informações pessoais em senhas
Sua data de nascimento pode ser facilmente encontrada em registros públicos. Pessoas que sabem dessa informação podem também adivinhar seu PIN ou senha.

Criar senhas fortes e únicas
Usar a mesma senha para diferentes contas pode colocar suas informações em risco. Senhas fortes e únicas evitam que hackers tenham acesso aos seus dados. 

Via: Firefox Monitor
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.