Vazamento do Facebook expõe informações de 533 milhões de contas pelo mundo
Créditos: Reprodução/Unsplash/Thought Catalog

Vazamento do Facebook expõe informações de 533 milhões de contas pelo mundo

Em janeiro de 2021 um bot do Telegram já estava vendendo as informações que agora estão disponíveis de graça

Alon Gal, CTO da empresa de inteligência cibernética Hudson Rock, comunicou o vazamento de dados de cerca de 533 milhões de usuários do Facebook. As informações incluem número de telefone, ID do Facebook, nome completo, localização, data de nascimento, endereço de e-mail, data de criação da conta, status de relacionamento e biografia.

Gal chama atenção para um fato: os dados não foram comprados, mas sim vazados devido a uma falha na segurança do Facebook. O CTO ainda divulgou a lista da quantidade de usuários afetados por país, entre 107 nações; no Brasil, o número passa de 8 milhões.


Reprodução/Unsplash/Austin Distel

30/03/2021 às 22:30
Notícia

Banco Central autoriza transferências via WhatsApp

Retorno acontece após proibição no ano passado e sem todas as funções originais

Segundo o especialista, com essa base de dados “os malfeitores certamente usarão as informações para engenharia social, golpes, hacking e marketing”.

Em janeiro de 2021, já havia um alerta sobre essas 533 milhões de contas. Naquela época, um bot do Telegram permitia pagar por frações desse banco de informações — agora, os dados estão disponíveis de forma gratuita. 

Continua após a publicidade

No mesmo mês, o Facebook comentou ao site Bleeping Computer

Esses são dados antigos que foram relatados anteriormente em 2019. Encontramos e corrigimos esse problema em agosto de 2019.

 

O site The Verge solicitou que o Facebook comentasse a situação atual, mas o pedido não foi respondido. Troy Hunt, criador do Have I Been Pwned, debateu o vazamento em uma thread no Twitter. Ele também divulgou a lista completa de arquivos do corpus de dados, que pode ser acessada neste link.

Como checar se seus dados foram vazados

Embora esse acontecimento demonstre a falha de segurança de dados do Facebook, antes de entrar em pânico é importante checar se seus dados foram vazados. É possível conferir no site Have I Been Pwned e também no Firefox Monitor, da Mozilla. Em ambas as plataformas, basta inserir seu e-mail utilizado no Facebook para conferir se você foi comprometido. Caso sim, é recomendável alterar sua senha.
 

Fonte: The Verge, CNN Brasil
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.