Windows 10 21H1 chega em breve – veja o que esperar desta atualização
Créditos: Reprodução/Xiaomi

Windows 10 21H1 chega em breve – veja o que esperar desta atualização

Nova versão chegará como uma atualização cumulativa para o Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004

O Windows 10 21H1, primeira das duas atualizações do Windows 10, deve ser lançado em breve pela Microsoft. A empresa já confirmou que esta será uma atualização relativamente menor em comparação com outras como o Windows 10 v1703, por exemplo. Podemos pensar no Windows 10 21H1 mais como um Service Pack do que como uma nova versão do Windows, já que esta atualização será focada principalmente em correções de bugs, ajustes e otimizações no sistema operacional.

18/02/2021 às 08:49
Notícia

Windows 10 21H1 será uma atualização menor para o sistema ope...

Versão de testes já está disponível para os participantes do Programa Windows Insider com o build 190...

Além das correções e ajustes, esta atualização terá poucas novidades voltadas para usuários domésticos. No caso do Windows Hello, a plataforma de autenticação biométrica do Windows 10 com suporte para reconhecimento facial e reconhecimento de impressões digitais, a Microsoft confirmou que o Windows 10 21H1 passará a suportar múltiplas câmeras em um mesmo dispositivo. Com isso o sistema operacional agora definirá a câmera externa como padrão para autenticação via reconhecimento facial quando uma câmera externa e uma interna estiverem presentes.

Windows 10 21H1 chega em breve – veja o que esperar desta atualização
Reprodução/Microsoft/YouTube

As outras novidades introduzidas pelo Windows 10 21H1 visam especificamente o uso do sistema operacional em ambientes corporativos. A atualização introduzirá algumas melhorias no Microsoft Defender Application Guard com foco no desempenho. Antes o tempo necessário para abrir um documento do Office protegido com o Application Guard podia chegar a mais de um minuto em certos cenários, mas com a nova versão do Windows 10 isso não deve mais acontecer. O tempo necessário para abrir os documentos deve ser reduzido drasticamente.

Para quem não sabe, o Application Guard utiliza a plataforma de virtualização Hyper-V para isolar instâncias do Microsoft Edge e do Microsoft Office em ambientes virtualizados para que sites e documentos potencialmente maliciosos não afetem PCs utilizados em ambientes corporativos. No caso do Microsoft Edge, administradores podem definir listas de sites considerados como confiáveis e se o usuário tentar acessar um site que não esteja na lista, ele será aberto em uma instância do navegador isolada em um ambiente virtualizado. Já no caso do Microsoft Office, documentos do Word, PowerPoint e Excel considerados como não confiáveis são abertos em instâncias isoladas também em ambientes virtualizados completamente separados do sistema operacional. Administradores podem conferir mais informações sobre o Microsoft Defender Application Guard acessando a documentação técnica da Microsoft disponível aqui.

O Windows 10 21H1 também introduzirá melhorias no Group Policy Service (GPSVC) do Windows Management Instrumentation (WMI) visando suportar melhor cenários de trabalho remoto. Antes do 21H1, mudanças nos grupos de usuários ou computadores implementadas pelo administrador demoravam um pouco para serem propagadas. Com a nova versão do Windows 10, o processo agora deve ser um pouco mais rápido.

Continua após a publicidade

Para os usuários do Windows 10 20H2 e Windows 10 v2004, o Windows 10 21H1 chegará como uma atualização cumulativa. Com isso o processo de instalação da nova versão será bem mais rápido nestes sistemas. Para os usuários de versões do Windows 10 anteriores à v2004, o processo de instalação deve demorar um pouco mais já que o Windows 10 21H1 será basicamente instalado como uma versão completa do sistema operacional.

A Microsoft ainda não confirmou exatamente quando o Windows 10 21H1 será lançado, mas sabe-se que ela estará disponível até junho deste ano. A empresa também já havia dito anteriormente que todas as edições do Windows 10 21H1 (Home, Pro e etc.) receberão 18 meses de suporte após o lançamento.

Para quem estava esperando por grandes novidades o Windows 10 21H1 pode ser um pouco decepcionante. No caso da atualização que será lançada no segundo semestre, conhecida pelo codinome “Sun Valley”, ela deve introduzir novidades como novos ícones no Explorador de Arquivos, melhorias no teclado virtual do sistema operacional e mais. 

Windows 10 21H1 chega em breve – veja o que esperar desta atualização
Reprodução/Fabio Rosolen

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin.net
User img

Fabio Rosolen

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.