Veja a foto mais detalhada de um buraco negro já registrada até hoje
Créditos: European Southern Observatory

Veja a foto mais detalhada de um buraco negro já registrada até hoje

A imagem mostra o comportamento do campo magnético ao redor do fenômeno

Na quarta-feira da semana passada (24), o site do Event Horizon Telescope compartilhou a foto de um buraco negro mais detalhada que já foi registrada. A imagem mostra, em luz polarizada, o buraco negro da galáxia Messier 87, com detalhes sobre como os campos magnéticos se comportam nesse ambiente.

Buraco negro
Imagem: Event Horizon Telescope

As linhas na imagem mostram como o campo magnético se comporta nesse espaço. Os cientistas sugerem, a partir da foto, que esse campo pode ser tão forte que consegue fazer com que o gás extremamente magnetizado no horizonte de eventos possa escapar de ser esmagado pelo buraco negro.

Estamos vendo agora a próxima peça de evidência crucial para entender como campos magnéticos se comportam em torno de buracos negros, e como sua atividade em uma região tão compacta do espaço pode lançar poderosos jatos que se estendem para muito além da galáxia. 

 

- Monika Moscibrodzka, Coordenador do Grupo de Trabalho de Polimetria do EHT 

De acordo com o Event Horizon Telescope, os jatos de energia lançados por esse buraco negro se estendem até uma distância de 5.000 anos luz, já que a maior parte da matéria em torno do buraco acaba "caindo" nele, mas algumas das partículas escapam pouco antes de serem "engolidas" e são lançadas para o espaço. Esse tipo de pesquisa deve ajudar os cientistas a entenderem melhor como esse fenômeno ocorre.

Para conseguirem registrar essa foto, foram usados oito telescópios sincronizados entre si para, virtualmente, atuarem como um único telescópio do tamanho da terra. Isso é necessário pois, tirar essa foto nessa qualidade é equivalente à conseguir tirar a foto de da lua e medir, a partir da imagem, o comprimento de um cartão de crédito localizado na superfície do satélite, de acordo com o Event Horizon telescope.

Marte possui um "oceano" escondido
 abaixo de sua superfície

Continua após a publicidade

A impressionante resolução obtida com o EHT é equivalente à necessária para medir o comprimento de um cartão de crédito na superfície da Lua.

 

Um dos membros do telescópio colaborativo, Jongho Park, fez comentários acerca da evolução desse tipo de pesquisa no futuro:

Via: Engadget Fonte: Event Horizon Telescope
User img

Diego Amorim

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.