A indústria de carros elétricos vem crescendo cada vez mais a cada ano que se passa, esse sucesso acabou chamando a atenção de outro mercado, o de motocicletas. Buscando o lançamento de um modelo próprio, algumas empresas britânicas, como a Triumph e Williams, se juntaram para o desenvolvimento da moto elétrica TE-1, que teve seu visual revelado recentemente.
BRP promete "eletrificar" toda sua linha de veículo...
Motos, jet skis e karts estão na extensa lista de veículos oferecidos pela empresa
As empresa não chegaram a falar muito sobre seu veículo, divulgando agora algumas fotos e artes conceituais. Mas, dentre as informações já obtidas do modelo, a moto virá com um motor elétrico que terá gerará 107 cavalos de potência, com com pico de capacidade máximo de 174 cavalos.
Feita para não deixar o piloto na mão, a TE-1 virá com uma bateria de 15 kWh, mantendo uma autonomia de 120 milhas (193 km). Caso ocorra de ficar com pouca carga, a moto poderá recarregar 80% de sua bateria em apenas 20 minutos. Além disso, a empresa fala que seu sistema de gerenciamento da temperatura da bateria fará com que a moto consiga entregar a mesma performance independente do nível de carga nela.
Veja tudo sobre a TE-1 no site oficial da Triumph.
Um dos pontos que criam tanta expectativa sobre TE-1 é o seu desenvolvimento, que conta com marcas bastante famosas no mundo do automobilismo. Essas empresas trouxeram suas próprias experiência para a mesa e, juntas, estão criando o modelo.
Um dos exemplos dessa parceria é a bateria da moto, que é feita pela Williams, a principal fornecedora da motores para a Formula E. Inclusive, a empresa aproveitou tecnologias da competição na motocicleta.
"Pegamos muito de nossa tecnologia existente do automobilismo, como a Fórmula E, e utilizamos a tecnologia de célula de próxima geração para atender aos atributos exigidos por um piloto Triumph."
- Afirmou o Gerente Comercial Sênior da Engenharia Avançada da Williams, Dyrr Ardash, ao portal MotorCycleNews.
Startup brasileira oferta motos elétricas a preço popular
Voltz tem sido chamada de "Tesla brasileira" por seu modelo de negócios
Junto a Triumph, que é responsável pelo chassi e fabricação do modelo, e Williams, o projeto também é construído com o apoio da Divisão e-Drive da Integral Powertrain, responsável pelo motor elétrico e do inversor. Além dessas empresas, a TE-1 também está sendo feita com a ajuda do Warwick Manufacturing Group – WMG, um departamento da Universidade de Warwick, que será responsável pela etapa de pesquisa e desenvolvimento, simulando algumas necessidades de mercados futuros.
O governo britânico também está apoiando o projeto através do Innovate UK, que pretende aproveitar projetos como esse para tornar o Reino Unido um dos líderes no mercado de veículos elétricos.
Porém a TE-1 ainda vai demorar para ser lançada, principalmente por causa do preço da bateria. A Triumph afirma que vai esperar o preço das bateria baixarem para poder lançar o modelo a um valor em que as pessoas possam pagar. Mas, enquanto isso não acontece, as empresas pretendem realizar os testes da moto durante este ano.
Fonte: Triumph, MotorCycleNews