Cuidado: App finge ser atualização do Android e rouba dados
Créditos: Reprodução/Daniel Romero/Unsplash

Cuidado: App finge ser atualização do Android e rouba dados

O malware, no entanto, não é encontrado dentro da Play Store; ainda assim é bem realista

Um malware descoberto pela empresa de cibersegurança Zimperium está se passando por uma atualização do Android, mas após a instalação assume o controle do smartphone e rouba os dados do usuário. 

Entretanto, é bem possível que você não precise se preocupar. O malware vem agregado a um aplicativo que é encontrado fora da Play Store, ou seja, se não baixar apps de fontes duvidosas, seu celular deve ficar seguro. Ainda assim, o golpe é bastante realista: o usuário visualiza uma notificação de atualização do sistema idêntica à original.


Notificações do aplicativo malicioso. Reprodução/Android Police

O aplicativo em questão é o System Update, que promete ajudar a manter seu dispositivo sempre atualizado, no entanto envia todas as suas informações de volta para um servidor de Comando e Controle. A Zimperium o categorizou como um Trojan de acesso remoto (RAT), ou seja, ele permite que um hacker manipule seu aparelho à distância.

21/03/2021 às 11:30
Artigo

Aprenda como ativar a verificação em duas etapas no Android!

O processo ajuda a manter a sua Conta Google e celular com Android mais seguro

Entre as informações que podem ser roubadas estão o conteúdo de aplicativos de mensagens instantâneas, arquivos de banco de dados, registros de chamadas, contatos telefônicos, fotos e vídeos, mensagens de texto e praticamente tudo que estiver armazenado em aplicativos dentro do telefone.

O spyware também possui capacidade para monitorar a localização GPS do smartphone, controlar a câmera e tirar fotos, visualizar o histórico de pesquisa e ligar o microfone para gravar o áudio do celular. 

De toda forma, outro fator para tranquilizar os leitores é que, de acordo com Shridhar Mittal, CEO da Zimperium, o aplicativo parece ser parte de um “ataque direcionado”. Outro modo de se proteger é sempre pesquisar as atualizações do Android que foram lançadas. Ainda assim, Mittal alerta o seguinte:

Continua após a publicidade

É facilmente o mais sofisticado [RAT] que vimos. Acho que muito tempo e esforço foram gastos na criação deste aplicativo. Acreditamos que existam outros aplicativos como este e estamos fazendo o nosso melhor para encontrá-los o mais rápido possível.

 

Fonte: Gizmodo, Android Police
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.