Banco Central autoriza transferências via WhatsApp
Créditos: Divulgação/Nubank

Banco Central autoriza transferências via WhatsApp

Retorno acontece após proibição no ano passado e sem todas as funções originais

Leitura Rápida

  • Banco Central anuncia que permitirá transferências via WhatsApp
  • WhatsApp diz estar "nos preparativos finais" para disponibilizar a função novamente
  • Função de compra/venda ainda está sob análise

O Banco Central do Brasil autorizou hoje a transferência de dinheiro entre usuários do WhatsApp. Para efetuar os pagamentos, será possível utilizar cartões das bandeiras Visa e MasterCard, além da plataforma do Facebook.

Outras funções semelhantes ainda estão sob análise, e o WhatsApp já se prepara para disponibilizar novamente a ferramenta. Confira a nota da empresa:

Lançado inicialmente no ano passado, o plano original também oferecia a função de compra/venda envolvendo pequenas empresas. Esta parte ficou de fora da aprovação do BC.

(Divulgação anterior da solução, datada de junho de 2020 e ainda com a função de compra/venda - Créditos: Divulgação/WhatsApp)

Continua após a publicidade

Posteriormente, a ferramenta foi proibida de maneira temporária para que fossem avaliados potenciais riscos à concorrência. O Banco Central agora parece ver a solução sob uma ótica mais positiva:

As formas de pagamento têm sido alvo de mudanças nos tempos recentes principalmente devido a inovações tecnológicas. Também durante o ano passado, o Banco Central apresentou uma forma de transferência bancária batizada de Pix, a qual o Mundo Conectado fez o teste.

Nas últimas semanas, as notícias têm sido muito mais por conta do uso de criptomoedas em pagamentos mais cotidianos, ainda que as soluções estejam concentradas nos Estados Unidos.

A Visa anunciou no último dia 22 que passará a aceitar USD Coin para liquidação de transações por empresas parceiras. A USD Coin é uma criptomoeda indexada ao Dólar.

O PayPal, por sua vez, passará a permitir aos consumidores americanos fazer checkout de compras pagando com as criptomoedas armazenadas na carteira PayPal, causando um impacto imediato muito maior. As criptos que já podem ser adquiridas na plataforma são Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash.

Fonte: O Globo, InfoMoney
User img

Odir Brüggmann Filho

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.