Quarto foguete Starship da Spacex explode durante teste
Créditos: Trevor Mahlmann/Ars Technica

Quarto foguete Starship da Spacex explode durante teste

Após iniciar a aterrissagem, a equipe da SpaceX perdeu contato com a câmera da aeronave e pedaços do veículo caíram no chão

Na manhã desta terça-feira (30), a SpaceX realizou outro teste com um protótipo do foguete Starship, a versão SN11. No entanto, quando a aeronave reacendeu seus motores e iniciou o procedimento para a aterrissagem, a câmera do compartimento do motor interrompeu sua imagem e pedaços do veículo caíram no chão logo depois.

Ainda não há certeza do que causou a explosão, mas Elon Musk tweetou que o segundo motor teve problemas na decolagem e não alcançou a pressão da câmara de operação correta para o pouso. Ele adicionou que, em teoria, esses problemas não seriam suficientes para fazer a aeronave explodir, porém haveria mais informações após a análise dos destroços.

Essa foi a quarta vez que um teste com protótipo da Starship fracassou em algum momento. Nos outros três casos, entretanto, os foguetes conseguiram pousar — a Starship SN10 até mesmo aterrissou e permaneceu 10 minutos no chão antes de explodir. Considerando que a SN11 nem chegou ao solo, é um regresso preocupante para a SpaceX.

Um detalhe observado pelo site Ars Technica foi o fato de que, ao realizar a manobra para iniciar a descida, a aeronave girou ao redor de seu eixo mais do que nos lançamentos anteriores. Após isso, ela se posicionou de “barriga” para baixo, como de costume, mas os giros podem indicar alguma falha técnica na descida.


Reprodução/Trevor Mahlmann/Ars Technica

19/03/2021 às 15:10
Notícia

NASA e SpaceX compartilharão dados da Starlink para evitar co...

Empresas vão coordenar operações para proteger missões em órbita terrestre baixa

Continua após a publicidade

Outro problema apontado por diversas pessoas foi a decolagem ter ocorrido em um dia nublado, o que dificultou a visualização da causa da falha na Starship. O fotógrafo Trevor Mahlmann, por exemplo, apenas conseguiu registrar a aterrissagem após dirigir para o interior, em um local que possibilitou uma vista melhor da missão.

De toda forma, Musk afirmou que a próxima tentativa, dessa vez com a Starship SN15, deve ocorrer “dentro de alguns dias”. Segundo ele, esta nova versão possui “centenas de melhorias de design”. A expectativa é a de que uma dessas melhorias resolva o problema.

Fonte: Ars Technica, Engadget
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.