Desencalhou: Ever Given volta a navegar após trancar canal de Suez por 6 dias
Créditos: NOAA's National Ocean Service/Reprodução

Desencalhou: Ever Given volta a navegar após trancar canal de Suez por 6 dias

Operadores usaram lua cheia e alavanca feita com a popa do cargueiro para liberá-lo

O navio cargueiro mais famoso do mundo, o Ever Given, finalmente foi desencalhado após trancar o canal de Suez por seis dias. Os operadores responsáveis pela ação precisaram contar com uma noite de lua cheia e usar a popa do navio da empresa de transporte Evergreen como uma gigantesca alavanca.

29/03/2021 às 11:37
Notícia

Você pode sobrevoar o navio encalhado da Evergreen em Microso...

Modificação coloca o Ever Given na versão digital do Canal de Suez presente no simulador de voo

As autoridades usaram dragas para mover 30.000 metros cúbicos de sedimento em volta da embarcação antes de começar as tentativas para movimentá-la. Só então que dois poderosos barcos rebocadores começaram o trabalho para colocar o Ever Given em movimento.

Eles deram sorte que ontem, dia 29 de março de 2021, foi uma noite de lua cheia – resultando numa das maiores marés dos últimos meses. Só que, nesse ponto, a popa do navio ainda estava presa a quatro metros da margem do canal.

O trabalho dos rebocadores conseguiu puxar a parte traseira do Ever Given cerca de 120 metros canal adentro, criando o que os operadores chamaram de "uma alavanca enorme de 400 metros". A partir daí, foi possível levantar a parte frontal do navio, que ainda estava presa na argila da outra margem.


Fonte: Airbus Space/Reprodução

Os operadores conseguiram colocar o navio de volta à sua rota original sem precisar remover qualquer contêiner. Caso fosse necessário tirar parte da carga, o processo seria consideravelmente mais longo, aponta o jornal Independent.

O bloqueio criou uma fila de 400 barcos no canal de Suez, por onde passa 10% de todo o comércio do planeta. Esses cargueiros puderam finalmente resumir suas rotas comerciais na noite de ontem.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, dezenas de navios resolveram tomar a rota do século XVI e dar a volta pelo Cabo da Boa Esperança. Isso adicionou mais de uma semana às suas viagens e resultou num gasto muito maior de combustível para as empresas de transporte.

O encalhamento do Ever Given ainda deverá ter repercussão no comércio mundial pelas próximas semanas. As empresas mais afetadas deverão ser aquelas que usam peças ou materiais brutos vindos da Ásia. As indústrias mais afetadas deverão ser as de automóveis e de manufatura.

Estima-se que a economia do Egito e a Autoridade do Canal de Suez (SCA) perderam receitas na ordem de US$ 95 milhões (R$ 544 milhões) por causa do acidente. Agora, as autoridades começarão uma investigação para entender como o navio ficou encalhado em primeiro lugar.

Via: BBC, The Guardian, Independent, G1
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.