Xiaomi anuncia o desenvolvimento de seu carro elétrico
Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Xiaomi anuncia o desenvolvimento de seu carro elétrico

Empresa vai investir US $10 bilhões em uma nova subsidiária pelos próximos 10 anos

Os anúncios da Xiaomi não param de chegar, a empresa já anunciou diversos dispositivos, que vão desde seu primeiro smartphone dobrável, até pulseiras inteligentes. Mas o anúncio que pegou todo mundo de surpresa aconteceu hoje cedo, a Xiaomi confirmou a criação de uma empresa subsidiária para a criação de seu carro elétrico inteligente.

29/03/2021 às 16:16
Notícia

Xiaomi vai lançar o carregador sem fio que a Apple não conseg...

Com 19 bobinas, solução da fabricante chinesa pode carregar até 3 aparelhos ao mesmo tempo

O anúncio oficial ainda não deu muitos detalhes sobre como está o desenvolvimento do veículo, mas a empresa afirmou que investirá US $10 bilhões durante 10 anos nesse novo projeto.  A nova subsidiária será totalmente focada na administração da marca de veículos da empresa e também será gerida pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun.

De início a empresa já vai desembolsar US $1,5 bilhão como um investimento inicial nessa nova marca, que deve servir para tudo, desde a criação da subsidiária, como contratos com possíveis montadoras parceiras.


Créditos: Divulgação Xiaomi

Essa informação não chega a ser uma surpresa, ao menos para quem acompanhou os rumores recentes acerca da gigante chinesa. Isso porque, na semana passada, havia sido reportado que a Xiaomi iria divulgar no começo desta semana o desenvolvimento de seu carro, algo que realmente se confirmou. 

Além disso, os rumores apontavam uma parceria da empresa com a fabricante Great Wall Motor, a maior montadora de veículos privada da China. Caso se confirme essas informações, a Xiaomi pode estar negociando utilizar uma das fábricas da montadora para fazer seu primeiro carro.

Outro ponto levantado nesses boatos era os objetivos da empresa com esse lançamento. A empresa pode estar pensando em fazer seu primeiro carro já pensando no mercado de massa, atraindo o máximo possível de compradores para o modelo.

Continua após a publicidade

A gigante chinesa aposta na sua ampla gama de dispositivos inteligentes para atrair ainda mais consumidores, isso porque ela poderia gerar todo um ecossistema inteligente com isso. Além disso, a empresa aposta que o seu conhecimento de desenvolvimento de hardware atual pode ajudar bastante nesse novo projeto.

Outro objetivo da Xiaomi seria trazer uma nova fonte de renda para a empresa, uma com uma maior porcentagem de lucros. Atualmente a empresa vende diversos aparelhos diferentes, mas a grande maioria, como os smartphones, apresentam margens mínimas de lucro.

30/03/2021 às 11:09
Notícia

Xiaomi anuncia o novo roteador tri-band Mi AX9000 com WiFi 6

Novo aparelho da empresa é ficado para o público gamer e suporta velocidades de até 4.804 Mbps

Além disso, a empresa também fica muito a mercê do mercado de chips e matérias primas para esses aparelhos. Um exemplo é a atual crise mundial de chips, que já está refletindo nos balanços da empresa, que já anunciou um aumento dos custos de fabricação além de ter alcançado uma receita trimestral abaixo da que era esperada.

A Xiaomi afirmou que hoje, durante a segunda parte do seu evento de anúncio “Xiaomi Mega Launch”, vai dar mais informações sobre o seu carro elétrico.

Fonte: Xiaomi, GSMArena
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.