OneWeb e SpaceX competem por acordos governamentais de internet via satélite
Créditos: Reprodução/Nemesia Production

OneWeb e SpaceX competem por acordos governamentais de internet via satélite

De acordo com rumores, o Reino Unido está negociando com a SpaceX para fornecer a rede Starlink a locais desertos

Elon Musk não é o único a desejar oferecer internet via satélite ao mundo. A OneWeb, por exemplo, lançou 36 satélites na órbita da Terra na quinta-feira (25). Enquanto isso, a SpaceX já tem seus Starlink em órbita e está oferecendo uma versão beta da internet. No entanto, de acordo com o The Verge, o maior embate dessas duas empresas é a busca pela participação em acordos com governos para se conectar a grandes áreas rurais.

O site TechnoSports relata que um dos principais alvos das duas companhias é a região ártica dos Estados Unidos. Por ser uma área com baixa densidade populacional e isolada, o potencial para expansão dos serviços de internet de banda larga é muito alto, um cenário que é atraente para ambas.

26/03/2021 às 17:45
Notícia

Samsung e Marvell criam novo SoC para melhorar redes 5G

Novo chip traz melhorias de desempenho e de consumo de energia comparado a modelo atuais

O site Sky News afirmou que a SpaceX está negociando com o governo do Reino Unido para participar do programa Project Gigabit, que possui um investimento de US$ 6,9 bilhões para fornecer banda larga ultrarrápida em áreas de difícil acesso. Para o secretário de Cultura, Oliver Dowden, a solução de Elon Musk é a mais interessante.

Os ministros do Reino Unido comunicaram que cerca de 510.000 casas e negócios em Cambridgeshire, Cornwall, Cumbria, Dorset, Durham, Essex, Northumberland, South Tyneside e Tees Valley serão os primeiros a se beneficiarem como parte do Project Gigabit.


Divulgação/OneWeb

Entre as previsões, a ideia é que em junho aproximadamente 640.000 instalações em Norfolk, Shropshire, Suffolk, Worcestershire, Hampshire e na Ilha de Wight estejam conectadas à internet.

Atualmente a rede Starlink oferece velocidades de 50 Mbps a 150 Mbps, mas com a parceria, o governo espera que até o final do ano a Starlink ofereça até 200 Mbps em todo o Reino Unido.

Continua após a publicidade

26/03/2021 às 10:29
Notícia

Reguladores nos EUA perguntam sobre qualidade da internet dir...

FCC começa pesquisa para melhorar seu mapeamento de conexões de banda larga no país

Quanto à OneWeb, a empresa foi tirada da falência em 2020 pelo governo britânico e pela empresa indiana de telecomunicações, Bharti Global. A OneWeb também está envolvida em negociações com o programa Gigabit, mas de uma forma diferente. 

O chefe de relações governamentais da OneWeb, Chris McLaughlin, afirmou o seguinte:

Também conversamos com [o Ministro de Infraestrutura Digital do Reino Unido, Matt Warman], e de fato com seu chefe, e de fato com o chefe de seu chefe, sobre o que poderia ser feito com a OneWeb.

 

A concorrente da SpaceX informou que deseja “retribuir a confiança no governo do Reino Unido” e oferecer seus serviços de alguma forma.

Fonte: TechnoSports, The Verge, Sky News
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.