Apple Watch consegue monitorar fragilidade de cardíacos, segundo cientistas
Créditos: TechConnect

Apple Watch consegue monitorar fragilidade de cardíacos, segundo cientistas

Sensores do relógio estão preparados para economizar uma das idas ao médico

O Apple Watch pode ser usado para monitorar a fragilidade de pacientes cardíacos em testes de caminhada de seis minutos. Foi isso que concluíram pesquisadores da Universidade de Stanford, financiados pela própria Apple para testar a acurácia do vestível em mais esse recurso de saúde. A equipe de cientistas, liderada por Neil Rens e Neil Gandhi, publicou um artigo divulgando os resultados obtidos por seus testes, dizendo que o Apple Watch mostrou leituras quase tão boas quanto testes feitos em clínicas.

A caminhada de seis minutos é um teste bastante tradicional para pacientes cardíacos. O teste consiste exatamente no que o nome implica: é pedido para o paciente caminhar durante seis minutos, de um ponto A ao ponto B numa clínica. Durante a caminhada são monitoradas métricas como a frequência cardíaca, respiratória e a distância que o paciente consegue percorrer durante esses seis minutos. Se a pessoa consegue caminhar menos de 300 metros, é considerado que ela tem uma fragilidade cardíaca.

Os cientistas de Stanford usaram um Apple Watch Series 3 para seus testes, acompanhado de um app de terceiros feito especialmente para conduzir a pesquisa, chamado VascTrap. Os testes foram feitos de maneira controlada numa clínica e depois pelo próprio paciente em casa, para comparar os resultados.

22/06/2020 às 23:30
Notícia

Apple Watch Series 1 e Series 2 não serão atualizados para o ...

Nova versão do sistema operacional do smartwatch chega aos usuários em julho

Segundo os dados do abstrato do artigo a respeito da pesquisa, testes feitos na clínica foram capazes de detectar corretamente a fragilidade com uma sensibilidade de 90% e especificidade de 85%. Nos testes domésticos os números caem, mas ainda são considerados satisfatórios e com validade médica. Fazendo o teste da caminhada de seis minutos em casa, os resultados obtidos mostraram uma sensibilidade de 83% e especificidade de 60%. Enquanto isso, os dados colhidos passivamente pelo app em casa tiveram uma acurácia de prever fragilidade quase tão próxima quanto os que foram obtidos na clínica.

Todos esses testes vão servir bem à divulgação da Apple na promoção da chegada oficial do WatchOS 7, que inclui um modo para detecção do teste de caminhada de seis minutos como um de seus recursos, dispensando a necessidade do uso de um app de terceiros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget, Plos One
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.