O Apple Watch pode ser usado para monitorar a fragilidade de pacientes cardíacos em testes de caminhada de seis minutos. Foi isso que concluíram pesquisadores da Universidade de Stanford, financiados pela própria Apple para testar a acurácia do vestível em mais esse recurso de saúde. A equipe de cientistas, liderada por Neil Rens e Neil Gandhi, publicou um artigo divulgando os resultados obtidos por seus testes, dizendo que o Apple Watch mostrou leituras quase tão boas quanto testes feitos em clínicas.
A caminhada de seis minutos é um teste bastante tradicional para pacientes cardíacos. O teste consiste exatamente no que o nome implica: é pedido para o paciente caminhar durante seis minutos, de um ponto A ao ponto B numa clínica. Durante a caminhada são monitoradas métricas como a frequência cardíaca, respiratória e a distância que o paciente consegue percorrer durante esses seis minutos. Se a pessoa consegue caminhar menos de 300 metros, é considerado que ela tem uma fragilidade cardíaca.
Os cientistas de Stanford usaram um Apple Watch Series 3 para seus testes, acompanhado de um app de terceiros feito especialmente para conduzir a pesquisa, chamado VascTrap. Os testes foram feitos de maneira controlada numa clínica e depois pelo próprio paciente em casa, para comparar os resultados.
Apple Watch Series 1 e Series 2 não serão atualizados para o ...
Nova versão do sistema operacional do smartwatch chega aos usuários em julho
Segundo os dados do abstrato do artigo a respeito da pesquisa, testes feitos na clínica foram capazes de detectar corretamente a fragilidade com uma sensibilidade de 90% e especificidade de 85%. Nos testes domésticos os números caem, mas ainda são considerados satisfatórios e com validade médica. Fazendo o teste da caminhada de seis minutos em casa, os resultados obtidos mostraram uma sensibilidade de 83% e especificidade de 60%. Enquanto isso, os dados colhidos passivamente pelo app em casa tiveram uma acurácia de prever fragilidade quase tão próxima quanto os que foram obtidos na clínica.
Todos esses testes vão servir bem à divulgação da Apple na promoção da chegada oficial do WatchOS 7, que inclui um modo para detecção do teste de caminhada de seis minutos como um de seus recursos, dispensando a necessidade do uso de um app de terceiros.
Fonte: Engadget, Plos One