Troca de marcha pela tela dos Tesla não viola normas de segurança da NHTSA, nos EUA
Créditos: Tesla

Troca de marcha pela tela dos Tesla não viola normas de segurança da NHTSA, nos EUA

Agência de segurança do trânsito diz que não vê problemas na tecnologia "no momento"

Uma das principais inovações presentes nas versões renovadas do Tesla Model S e do Tesla Model X é o sistema completamente automático de troca de marchas, baseado unicamente no contexto onde o carro está. O usuário até pode trocar manualmente a marcha, mas não faz isso usando uma alavanca de câmbio. Em vez disso, as marchas podem ser mudadas no display sensível ao toque presente no painel desses carros. A mudança levantou polêmicas, como seria de se esperar, mas a NHTSA afirma que não vê violações em suas normas "no momento".

NHTSA é uma sigla para National Highway Traffic Safety Agency, que pode ser traduzido como Agência Nacional de Segurança de Tráfego e Estradas - ou seja, o órgão que regula regras de segurança de trânsito nos EUA. Segundo declaração recente da agência, enviada ao site The Verge, o sistema inusitado dos novos Tesla ainda está em conformidade com suas regras.

30/01/2021 às 16:32
Notícia

Tesla Models S e X trocarão sozinhos entre dirigir, dar ré e ...

A reprojeção dos modelos trouxe um interior sem alavanca de câmbio e chave de seta

É interessante que a NHTSA menciona "neste momento". Os carros acabaram de começar a entrar no mercado e a agência afirma que permanece atenta a possíveis reclamações de motoristas ou acidentes em que esses carros possam se envolver, e essa decisão pode ser revertida se preocupações com segurança surgirem do uso desse novo sistema nos veículos.

Também é importante levar em consideração que leis de trânsito mudam de país para país. Nos EUA é a própria montadora do carro que coloca um certificado no veículo garantindo que ele obedece os padrões de segurança veicular do país. Em outros mercados pode ser que esse novo sistema seja barrado logo de fábrica.

Fonte: The Verge
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.