Xiaomi pode anunciar o desenvolvimento do seu carro elétrico na semana que vem
Créditos: Divulgação Bestune

Xiaomi pode anunciar o desenvolvimento do seu carro elétrico na semana que vem

Empresa estaria planejando criar um sistema unificado entre o veículo e seus demais produtos

Recentemente a Xiaomi foi bastante citada em rumores que afirmavam que ela estava planejando seu próprio carro elétrico, na época, porém a própria empresa desmentiu. Mas novas fontes afirmaram a Reuters que a empresa realmente está desenvolvendo seu veículo, com o apoio da Great Wall Motor, maior montadora privada de veículos da China.

26/03/2021 às 14:29
Notícia

Xiaomi Mi 11 Ultra aparece com esperado Snapdragon 888 e 12GB...

Novo smartphone da empresa foi pego no teste de benchmark do Geekbench 5

Segundo as informações obtidas pelo site, a empresa estaria em negociações para utilizar uma das fábricas da montadora para construir seus veículos. As fontes, que não quiseram ser identificadas, afirmam que o veículo seria focada ao mercado de massa, para se encaixar na forma que a gigante chinesa se posiciona com seus produtos eletrônicos.

Um dos motivos citados pela reportagem da empresa estão desenvolvendo seu próprio carro é diversificar seus fluxos de receitas, para se livrar da dependência do lucro da venda de smartphones, que traz margens mínimas. 


Créditos: Divulgação Xiaomi

Além disso, a empresa fica muito à mercê do mercado e de problemas como a escassez mundial de chips, que pode atrapalhar muito os planos futuros da empresa. Esse problema já é bastante visível atualmente, com a empresa anunciando recentemente o aumento dos custos de fabricação e uma receita trimestral abaixo do esperado pelo mercado.

A Xiaomi acredita que o know-how que possui na produção de hardware ajudaria na aceleração da criação de seu próprio veículo elétrico. Junto a isso, a empresa também estaria pensando num modelo bastante conectado entre seu carro e os demais eletrônicos da empresa, apostando em um ecossistema para atrair futuros compradores.

Essa estratégia pode ser determinante para o sucesso do veículo elétrico da Xiaomi, isso porque diversos concorrentes também estão seguindo esse caminho. Ultimamente diversas empresas da tecnologia vem trabalhando junto a fabricantes de carros para criarem veículos ainda mais “inteligentes” e conectados, com isso, aumentou bastante o interesse dessas empresas em entrarem nesse mercado. 

Continua após a publicidade

Na própria China, empresas como a Baidu e Ali Baba se juntaram a famosos fabricantes locais para fazerem veículos próprios. Além disso, ainda tem a concorrência estrangeira nesse área, como a Tesla, que está investindo bastante no mercado chines, ou a Apple, que pode estar preparando seu próprio veículo elétrico também.

Como reportado pela Reuters, a Xiaomi e a Great Wall Motor devem anunciar já na próxima semana a parceria, o que não seria uma loucura, visto que a empresa está com uma coletiva anunciada para segunda-feira para o anúncio de diversos novos aparelhos.

Mas ainda é importante ter um pé atrás com esses rumores, a própria Xiaomi afirmou no mês passado que, ainda, não estava planejando seu carro. Porém a empresa não tinha negado o desenvolvimento, ou que estava planejando, de um carro, apenas afirmava que ainda não tinha um projeto oficial, algo que pode ter mudado agora.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

DJI MAVIC 3 em um SUPER UNBOXING com COMPARATIVOS de DRONES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.