NASA divulga imagem do Ingenuity e 1º voo do helicóptero pode acontecer em abril
Créditos: Foto: NASA/JPL-Caltech

NASA divulga imagem do Ingenuity e 1º voo do helicóptero pode acontecer em abril

Perseverance está a caminho do "campo de aviação", onde Ingenuity será desacoplado

Em 18 de fevereiro, o rover Perseverance pousou em Marte juntamente com o helicóptero Ingenuity preso na parte inferior do robô. O escudo de destroços que protegia o helicóptero foi removido com sucesso e no último domingo (21), o Ingenuity teve sua primeira imagem no Planeta Vermelho divulgada pela NASA

No Twitter, a equipe oficial da missão escreveu: “O escudo de destroços foi embora e aqui está a nossa primeira olhada no helicóptero. Ele está guardado de lado, dobrado e travado no lugar, então há um origami reverso a fazer antes que eu possa colocá-lo no chão. Primeiro, porém, irei para o ‘heliporto’ designado, a alguns dias de carro daqui”.

Foto: NASA/JPL-Caltech

O Perseverance está a caminho do “campo de aviação”, que fica ao norte da cratera de Jezero, onde pousou. Quando chegar no local exato, o Ingenuity será desacoplado, se distanciará do rover e tentará voar. O helicóptero terá 31 dias terrestres (30 dias marcianos) para realizar os testes de voo, que estão previstos para começar a partir do dia 8 de abril. O Ingenuity tem duas câmeras: uma para traçar a linha do horizonte e a outra para analisar o terreno marciano.

A tentativa de voo em Marte não é uma tarefa fácil. O Planeta Vermelho tem menos gravidade do que a Terra (cerca de um terço) e ainda tem uma densidade equivalente a 1% da atmosfera terrestre. É por isto que o propósito principal do Ingenuity em Marte é mostrar quais tecnologias são necessárias para voar na atmosfera marciana. Se o helicóptero conseguir realizar todos os voos com sucesso, essas tecnologias podem ser a iniciativa para o desenvolvimento de veículos de voo, que poderão estar em missões robóticas e humanas no futuro.


Foto: NASA/JPL-Caltech

Um vídeo publicado no Twitter pela equipe da missão mostrou como acontecerá o processo de desacoplagem do Ingenuity. Primeiro, o sistema de liberação é desbloqueado para ajustar o helicóptero para cima. Depois, as pernas de aterrissagem são liberadas e o Ingenuity é solto na superfície. 

 

Continua após a publicidade

Depois que os voos do Ingenuity forem concluídos, o Perseverance começará a se concentrar em suas tarefas principais: procurar por sinais da vida em Marte e coletar amostras. Jezero foi o lugar escolhido para fazer esse trabalho porque observações feitas por orbitadores de Marte mostram que a cratera hospedou um grande lago há bilhões de anos.

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a procura por sinais de vida microbiana antiga. E se você quiser saber mais sobre o por que a NASA enviou um helicóptero para o solo marciano, veja nosso vídeo:

Via: Space, PetaPixel
User img

Bianca Nery

Quase jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. É marvete e entusiasta de jogos antigos de Playstation 2. Joga no expert no Guitar Hero e é grande fã do Jorge Ben.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.