Índice do Artigo

Mobile (seox)

Snapdragon 780G 5G é o primeiro chip da série 700 produzido em 5nm

Além da nova litografia, Qualcomm anunciou diversas melhorias para seu novo processador intermediário

Snapdragon 780G 5G é o primeiro chip da série 700 produzido em 5nm
Créditos: Divulgação Qualcomm

A Qualcomm recentemente mostrou ao mundo seus novos processadores da série Snapdragon 800, agora a empresa vai focar no anúncio dos modelos das séries “inferiores”. Isso porque a empresa acabou de anunciar o novo Snapdragon 780G 5G, chipset octa-core que está trazendo diversos avanços tecnológicos para modelos de smartphones intermediários.

O modelo havia vazado hoje um pouco mais cedo, com o portal alemão Winfuture.de publicando todas as especificações do chip, que acabaram de ser confirmadas pela Qualcomm, em um anúncio oficial no seu site. Dentre as novidades do anuncio, destaca-se bastante a litografia do chipset que, pela primeira vez na série 700, será de 5nm, com a produção dele, provavelmente, sendo realizada pela Samsung.

O Snapdragon 780G 5G possui oito núcleos, sendo dois Cortex-A78, operando em um clock de 2,4 GHz, e seis núcleos Cortex-A55 em 1,8 GHz. Na questão gráfica, o processador virá equipado com a GPU Adreno 642, que traz recursos como drivers atualizáveis, jogos em True HDR de 10 bits e com uma jogabilidade ultra-suave.

Veja todas as novidades do Snapdragon 780G.


Créditos: Divulgação Qualcomm

Além das melhorias em desempenho e litografia, o novo chipset da Qualcomm também trará diversos novos recursos aos aparelhos intermediários. Um desses avanços é no motor de inteligência artificial empregado nele, o Hexagon 770, que chega a apresentar o dobro de desempenho de IA que seu antecessor, alcançando até 12 TOPs. Além disso, o processador de AI também virá com o Qualcomm® Sensing Hub de 2ª geração, que realizará o processamento de áudio.

Para fotografias, ele também será o primeiro da série 700 a contar com um novo  ISP triplo chamado de Spectra 570, que é capaz de fazer fotografias em três câmaras diferentes ao mesmo tempo. Junto a isso, a Qualcomm também está introduzindo uma nova arquitetura para o processamento de imagens com baixa iluminação, que é capaz de entregar imagens melhores em ambientes com pouca luz.

O modem Snapdragon X53 5G modem-RF System da empresa também está sendo introduzido ao chipset do 780G. Com isso, os aparelhos com o novo processador da empresa poderão fazer downloads com até 3,3 Gbps em uma rede sub-6Hz, além de possuir a tecnologia FastConnect 6900, que, conectado a uma rede Wi-Fi 6, pode alcançar até 3,6 Gbps.

Junto com o anúncio oficial não foi informado nenhum futuro dispositivo que virá equipado com o modelo, mas a Qualcomm afirmou que os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 780G deverão “estar disponíveis no segundo trimestre de 2021.”

Via: Qualcomm, WinFuture