Snapdragon 780G 5G é o primeiro chip da série 700 produzido em 5nm
Créditos: Divulgação Qualcomm

Snapdragon 780G 5G é o primeiro chip da série 700 produzido em 5nm

Além da nova litografia, Qualcomm anunciou diversas melhorias para seu novo processador intermediário

A Qualcomm recentemente mostrou ao mundo seus novos processadores da série Snapdragon 800, agora a empresa vai focar no anúncio dos modelos das séries "inferiores". Isso porque a empresa acabou de anunciar o novo Snapdragon 780G 5G, chipset octa-core que está trazendo diversos avanços tecnológicos para modelos de smartphones intermediários.

24/03/2021 às 16:19
Notícia

Novo Qualcomm Snapdragon 8cx bate de frente com Core i7 Tiger...

Feito no Geekbench 5, benchmark mostra grande evolução em comparação com a geração passada

O modelo havia vazado hoje um pouco mais cedo, com o portal alemão Winfuture.de publicando todas as especificações do chip, que acabaram de ser confirmadas pela Qualcomm, em um anúncio oficial no seu site. Dentre as novidades do anuncio, destaca-se bastante a litografia do chipset que, pela primeira vez na série 700, será de 5nm, com a produção dele, provavelmente, sendo realizada pela Samsung.

O Snapdragon 780G 5G possui oito núcleos, sendo dois Cortex-A78, operando em um clock de 2,4 GHz, e seis núcleos Cortex-A55 em 1,8 GHz. Na questão gráfica, o processador virá equipado com a GPU Adreno 642, que traz recursos como drivers atualizáveis, jogos em True HDR de 10 bits e com uma jogabilidade ultra-suave.

Veja todas as novidades do Snapdragon 780G.


Créditos: Divulgação Qualcomm

Além das melhorias em desempenho e litografia, o novo chipset da Qualcomm também trará diversos novos recursos aos aparelhos intermediários. Um desses avanços é no motor de inteligência artificial empregado nele, o Hexagon 770, que chega a apresentar o dobro de desempenho de IA que seu antecessor, alcançando até 12 TOPs. Além disso, o processador de AI também virá com o Qualcomm® Sensing Hub de 2ª geração, que realizará o processamento de áudio.

Para fotografias, ele também será o primeiro da série 700 a contar com um novo  ISP triplo chamado de Spectra 570, que é capaz de fazer fotografias em três câmaras diferentes ao mesmo tempo. Junto a isso, a Qualcomm também está introduzindo uma nova arquitetura para o processamento de imagens com baixa iluminação, que é capaz de entregar imagens melhores em ambientes com pouca luz.

Continua após a publicidade

24/03/2021 às 14:33
Notícia

Qualcomm pode estar fazendo sua versão do Nintendo Switch rod...

Rumor afirma que a empresa está planejando seu próprio console com sistema modular

O modem Snapdragon X53 5G modem-RF System da empresa também está sendo introduzido ao chipset do 780G. Com isso, os aparelhos com o novo processador da empresa poderão fazer downloads com até 3,3 Gbps em uma rede sub-6Hz, além de possuir a tecnologia FastConnect 6900, que, conectado a uma rede Wi-Fi 6, pode alcançar até 3,6 Gbps.

Junto com o anúncio oficial não foi informado nenhum futuro dispositivo que virá equipado com o modelo, mas a Qualcomm afirmou que os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 780G deverão “estar disponíveis no segundo trimestre de 2021.”

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Qualcomm, WinFuture
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.