Firefox 87 chega com recursos avançados de privacidade, como o Smart Block
Créditos: Manual do Usuário (modificada)

Firefox 87 chega com recursos avançados de privacidade, como o Smart Block

Nova versão do navegador melhora seus bloqueios de rastreadores e edição de URLs

O Firefox chegou nessa semana à sua versão 87 e a atualização automática já está sendo distribuída para os usuários com as configurações padrão do navegador. Além das típicas melhorias que vimos em updates do tipo, o Firefox 87 traz um novo recurso específico e algumas mudanças nas configurações de URL que foram feitos pra proteger a privacidade dos usuários e merecem destaque.

O novo recurso introduzido pelo Firefox 87 é o Smart Block. Como o nome sugere - "bloqueio inteligente" - a nova tecnologia tenta bloquear rastreadores presentes em sites sem atrapalhar sua navegação ou a exibição da página.

O que acontece é que muitos sites usam scripts de terceiros para rastrear o seu acesso, sabendo sua localização e outros detalhes sobre seu computador para oferecer anúncios direcionados. Muitos navegadores começaram a vir com configurações para bloquear esses rastreadores, o Firefox entre eles. Mas o que acontece é que alguns sites usam esses scripts não apenas para rastrear, mas também para o funcionamento correto da página, então com eles bloqueados o site não carrega direito.

O Smart Block detecta os scripts que foram bloqueados, mas que são necessários para a página funcionar, e usa no lugar deles substitutos que já vêm "embutidos" no Firefox 87. Assim, o site consegue carregar direito, mas os rastreadores de terceiros nunca são ativados. Isso também ajuda a algumas páginas a carregarem mais rápido, nos casos em que os scripts bloqueados não quebram o site, mas eram usados para otimização.

03/02/2021 às 08:50
Notícia

Firefox para Android agora suporta reprodução de conteúdos pr...

Nova versão do navegador também suporta instalação de extensões disponíveis no site Mozilla Add-ons

Além do Smart Block, a nova versão do Firefox traz por padrão uma configuração mais privativa de recorte das URLs, ou seja, dos endereços das páginas. Quando você acessa um site, o endereço acessado precisa ser enviado para outros servidores, mas o caminho completo da URL pode conter informações pessoais sobre o seu computador e seus acessos. O Firefox 87 envia então uma versão recortada da URL, contendo apenas as informações necessárias para acessar a página e cortando o que pode ser de sua privacidade.

A atualização do navegador conta ainda com outras novidades que podem ser conferidas em detalhe na página oficial do Firefox.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MI 11 PRO e ULTRA! TUDO sobre os NOVOS celulares da XIAOMI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.