Novo Qualcomm Snapdragon 8cx bate de frente com Core i7 Tiger Lake em teste
Créditos: Qualcomm Snapdragon - YouTube/Divulgação

Novo Qualcomm Snapdragon 8cx bate de frente com Core i7 Tiger Lake em teste

Feito no Geekbench 5, benchmark mostra grande evolução em comparação com a geração passada

A nova geração do chipset da Qualcomm para notebooks, o Snapdragon 8cx Gen 3, teve seus primeiros supostos benchmarks divulgados na internet. Segundo esses testes feitos no Geekbench 5, ele possui um desempenho parecido com o do Intel Core i7-1160G7 em tarefas que usam todos os núcleos.

01/10/2020 às 15:48
Notícia

Microsoft anuncia o Surface Laptop Go e uma versão atualizada...

Surface Laptop Go está em pré-venda nos EUA a partir de US$ 549,99 e o Surface Pro X atualizado vem c...

Essa deverá ser mais uma atualização anual da fabricante norte-americana para a série de SoCs, depois da chegada da Gen 2 em 2020 e da Gen 1 em 2019. Essa nova versão deverá trazer uma mudança significativa para a arquitetura da peça.

Nos testes, o Snapdragon 8cx Gen 3 obteve 982 pontos em operações single-core e 4.918 para tarefas multi-core. Enquanto isso, o Intel Core i7-1160G7 marca 1.400 e 5.000 pontos, respectivamente, no mesmo teste – com a diferença de ter um TDP de 15W.

Já o processador Apple M1 alcança 1.710 pontos em núcleo único e 7.660 pontos em multi-core, mas com um design térmico que varia entre 20W e 24W. Para completar, temos o comparativo com o AMD Ryzen 9 5980HS, que tem 1.540 e 8.225 pontos com TDP de 35W.


Fonte: GeekBench/Reprodução

De acordo com o site Tom's Hardware, a terceira geração do Snapdragon 8cx virá com oito núcleos de CPU de alto desempenho operando em diferentes clocks. Os dois modelos anteriores da linha vieram com quatro cores de alta performance e quatro de baixo consumo, configuração muito utilizada por antigos processadores para smartphones.

A expectativa é de que essa mudança resulte num considerável aumento de desempenho, mas provavelmente também veremos um aumento similar no consumo. Por causa disso, espera-se que a terceira geração terá um TDP maior do que os 7W da segunda geração.

Continua após a publicidade

Esse teste do GeekBench teria sido feito por alguém da própria Qualcomm e usa uma plataforma chamada Qualcomm Reference Design (QRD) para rodar o SoC. Quem notou a inserção desses resultados no banco de dados do benchmark foi o pessoal do site NotebookCheck.

É importante notar que a QRD é uma plataforma para desenvolvedores de hardware e software, o que significa que o desempenho do produto final deverá ser diferente. Mesmo assim, esses testes costumam dar uma boa noção geral de qual será o patamar de performance da peça em questão.


Fonte: Tom's Hardware/Reprodução

Via: Tom's Hardware Fonte: NotebookCheck
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

ANÁLISE: Drone DJI Mini 2 - 4K, até 31 minutos de voo e 10Km de distância, precisa mais?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.