Google Fotos ganha mais recursos do Google Lens para usar diretamente nas imagens
Créditos: Google

Google Fotos ganha mais recursos do Google Lens para usar diretamente nas imagens

Ferramentas apareceram no app sem alarde e oferecem recursos de leitura da foto

A Google adicionou novos recursos do Google Lens ao Google Fotos de maneira mais ou menos "discreta". Sem aparecer um grande anúncio, usuários começaram a perceber ferramentas novas no aplicativo de imagens do Android, que trazem mais recursos para interagir com o que está aparecendo na foto. Para poder usar, é necessário ter instalados e atualizados os dois apps, o Google Fotos e o Google Lens.

Como o update foi feito de maneira não muito divulgada, não sabemos ainda como está a amplitude da disponibilidade dos novos recursos - se eles já podem ser usados aqui no Brasil, por exemplo. Mas, para quem está podendo aproveitar, tendo os dois apps instalados, ao abrir uma imagem no Google Fotos, aparecem novos botões e recursos a partir da leitura que o Google Lens faz sobre a imagem.

O Google Lens é um aplicativo voltado, antes de mais nada, para ajudar seu celular reconhecer o que ele "enxerga" pela câmera. Você pode, por exemplo, mirar a câmera no texto de uma tela ou livro que o app vai tentar entender o que está escrito e oferecer funções como tradução, copiar para colar num editor de texto do celular ou fazer pesquisas no Google. Ele também funciona reconhecendo pessoas, objetos, animais, etc.

10/03/2020 às 17:36
Notícia

Maps recebe digitalização de menu integrada do Google Lens

Usuários podem abrir o Lens e digitalizar menus de restaurantes, por exemplo

Então essa nova integração do Google Lens ao Google Fotos é uma expansão natural dos recursos do aplicativo. A única diferença é que ele não está reconhecendo algo sendo visualizado pela câmera em tempo real, mas sim uma imagem estática já salva no seu celular. Nas imagens mostradas no exemplo, obtidas pelo Android Police, o app reconheceu textos da fotografia e ofereceu opções para buscar no copiar, buscar no Google ou traduzir o que estava aparecendo.

O app já permitia fazer isso acessando ele e carregando a foto por ali, essa nova integração, no entanto, coloca as ferramentas diretamente no Google Fotos, sem precisar abrir o Lens para acessar seus recursos. Basta escolher e ampliar uma imagem que os botões devem aparecer ali mesmo.

Fonte: XDA-Developers, Android Police
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.