Sony fechará lojas online do PS3, PS Vita e PSP entre julho e agosto
Créditos: Nikita Kostrykin/Unsplash

Sony fechará lojas online do PS3, PS Vita e PSP entre julho e agosto

Os donos dos consoles não poderão mais fazer compras de jogos ou DLCs

De acordo com informações exclusivas concedidas ao site The Gamer, as lojas online do PlayStation 3, do PlayStation Vita e do PSP devem ser fechadas até agosto de 2021. Segundo o The Gamer, a mudança deve ser anunciada ainda no fim deste mês.

A informação é de que as atividades das lojas do PS3 e do PSP devem ser encerradas no dia 2 de julho. Já as operações envolvendo o PS Vita devem chegar ao fim no dia 27 de agosto. Após essas datas, a plataforma não permitirá mais cópias digitais de jogos ou DLCs para os consoles.

12/03/2021 às 12:07
Notícia

OnePlus 9 Pro terá sensor SONY IMX789 de 50MP e gravará vídeo...

O aparelho será lançado dia 23 de março

Além do fechamento iminente das lojas online, a versão web da plataforma da PlayStation Store já deixou de oferecer novos conteúdos para o PS3, PS Vita e PSP desde outubro de 2020. Além dos conteúdos feitos especificamente para esses consoles, diversos jogos originais de PS One também deixarão de estar disponíveis.

O PS3 e o PSP foram os mais bem-sucedidos do trio. O PlayStation 3 foi lançado em 2006 e, ao longo de toda a sua vida útil, vendeu cerca de 87 milhões de unidades. Sua produção foi encerrada em 2017, após 11 anos no mercado e três reformulações.


Reprodução/Nikita Kostrykin/Unsplash

Já o PSP teve uma história similar. Lançado em 2004, o console portátil foi vendido até 2014, com cerca de 81 milhões de unidades. Ao longo de seus 10 anos de circulação, o console teve cinco modelos, tendo o último sido lançado em 2011.

O PS Vita, por sua vez, ficou abaixo do esperado pela Sony. Seu lançamento ocorreu em 2011, e sua produção foi encerrada em 2019. Nesses oito anos, o console alcançou a venda de apenas 16 milhões de unidades

Continua após a publicidade


Reprodução/Amazon

Um de seus principais problemas apontados foi o uso de um cartão de memória exclusivo, sem a possibilidade de trocá-lo por um Memory Stick ou um cartão SD, bastante comum em aparelhos em geral, como smartphones.

Ainda assim, o sucesso e o potencial dos consoles portáteis podem ser observados atualmente com o Nintendo Switch, e anteriormente com o próprio PSP. O Switch, após vender mais de 79 milhões de unidades, se tornou o quarto console portátil mais vendido, atrás do PSP, Game Boy Advance e Nintendo DS.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Gamer, The Enemy
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.