Qualcomm lança Snapdragon 860 oficialmente - uma versão overclockada do 855
Créditos: Qualcomm

Qualcomm lança Snapdragon 860 oficialmente - uma versão overclockada do 855

Processador de 2019 faz seu retorno para dispositivos intermediários premium

A Qualcomm lançou oficialmente o Snapdragon 860, uma "nova" opção em sua linha de processadores para equipar dispositivos intermediários mais próximos dos topo de linha. E "nova" aparece entre aspas porque o Snapdragon 860 não é exatamente um SoC inédito - ele na verdade é uma versão do Snapdragon 855 com o clock um pouco mais acelerado.

Não é incomum para a Qualcomm lançar versões revisadas de seus processadores que ainda têm performance suficiente para serem colocados em aparelhos mais novos, mas chama a atenção que o Snapdragon 855 original é de 2019 - ou seja, o processador já tem dois anos. 

O Snapdragon 860 conta com oito núcleos, que atingem o clock máximo de 2.96GHz, um incremento sutil em relação aos 2.84GHz alcançados pelo Snapdragon 855 original. Ele é fabricado no mesmo processo de 7nm e acompanha a mesma GPU Adreno 640, mas outra diferença importante é que a nova versão, o Snapdragon 860, oferece suporte a até 16GB de memória RAM. Essa compatibilidade com mais memória provavelmente vai ser aproveitada principalmente por celulares gamer, que tem mirado em quantidades cada vez maiores de memória.

20/03/2021 às 10:47
Notícia

POCO X3 Pro usa um Snapdragon 860 - loja oficial revela as sp...

Loja da Xiaomi revela detalhes de câmera, tela e memória do próximo POCO

A nova versão do SoC promete ainda mais recursos de câmera do que o original. E é justamente nas câmeras que o POCO X3 Pro se promove bastante, um dos primeiros celulares a confirmar que vai usar o novo Snapdragon 860.

Assim como o modelo da POCO, o Snapdragon 860 provavelmente estará presente em celulares intermediários mais caros, que ficam um pouco abaixo do preço e recursos de um high-end propriamente dito. Não é incomum que as pessoas optem por comprar celulares topo de linha mais antigos em vez de um celular novo para aproveitar alta performance com um valor mais baixo, e a Qualcomm está, de certa forma, abraçando essa demanda. Fazendo por si uma versão revisada de um processador de dois anos, ele pode ser incorporado em dispositivos deste ano que ainda vão ter alguns recursos mais recentes, enquanto oferece um preço competitivo.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.